10 Mistérios sobre Cabelos Ruivos

Cientista, hoje decidimos desvendar-te alguns dos segredos mais bem escondidos dos cabelos ruivos. Também te sentes intrigado mas ao mesmo tempo encantado por esta cor de cabelo? Vem daí descobrir os mistérios que eles ocultam!

 

10 Mistérios Arruivados

 

1. Mito: As pessoas com cabelos ruivos têm olhos azuis

Pois é cientista, na realidade esta afirmação não passa de um mito! Na verdade, a cor de olhos mais comum entre os ruivos são os olhos castanhos, e a cor de olhos azuis é bastante rara!

 

2. O cabelo ruivo é determinado por uma mutação genética

O gene que determina a cor de cabelo ruivo é na realidade recessivo, resultante de uma mutação no gene que determina a cor do cabelo.

 

3. Apenas 2% da população mundial tem cabelo ruivo

Sim cientista, a população mundial com cabelo ruivo é bastante reduzida e tem vindo a diminuir cada vez mais com o passar dos anos. Isto acontece pois, o gene que determina a cor de cabelo ruivo é um gene recessivo, ou seja, só se manifesta se ambos os progenitores possuírem este gene.

 

4. Têm mais resistência à dor

O gene que determina a cor dos cabelos ruivos tem mais características escondidas!! Este gene liberta um produto químico chamado feomelanina, o qual bloqueia a receptividade do cérebro à dor. Consequentemente, os ruivos acabam por ter mais tolerância à dor que a maioria das pessoas.

 

5. Lenda

Há uma lenda que diz que o primeiro ruivo foi o Prince Idon de Um. Diz-se que quando este príncipe descobriu a Atlântida ficou apaixonado pelo local e desejou que todos os seus descendentes tivessem a oportunidade de contemplar também eles aquele lugar. Como resultado do seu desejo, os seus cabelos tornaram-se vermelhos como a cor do sol que lá observou e ficou repleto de sardas como as folhas das árvores ao seu redor. Estas características foram depois transmitidas de geração em geração, realizando o desejo do príncipe.

 

6. Atraem abelhas

Os ruivos atraem bastante as abelhas. Mas este facto tem uma explicação simples! Como têm cabelos vermelhos e/ou alaranjados, as abelhas associam essa cor às flores mais saborosas e são atraídas por isso.

 

7. Existem vários tipos de ruivos

Já deves ter reparado que há vários tons de cabelos ruivos! Mas sabias que os cabelos vermelhos-dourado, os levemente alaranjados e os laranja cenoura pertencem todos ao grupo dos ruivos? Interessante não é?

 

8. Dia dos Ruivos

Sim cientista!! Na Holanda, todos os anos no inicio do mês de Setembro realiza-se um festival de dois dias apenas para festejar esta cor de cabelo.

 

9. Não ficam cinza ao envelhecer

Sabias cientista? Os cabelos ruivos são os únicos cabelos que ao envelhecer não passam pelo tom cinza. Por outro lado, estes vão-se tornando gradualmente loiros e depois tornam-se brancos.

10. Menos quantidade de cabelo

As pessoas ruivas têm fios de cabelo mais grossos que as pessoas loiras ou morenas. Por essa razão, acabam também por ter menos quantidade de fios de cabelo (uma pessoa loira tem em média 140000 fios de cabelo e uma pessoa ruiva apenas 90000 fios de cabelo!)

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *