Rios há muitos!

 

Rio Nilo (Egito): possui 6650 km de extensão, o que lhe confere a honra de ser o maior rio do mundo! O Nilo tem uma grande importância para os países por onde passa (Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egipto). Foi nas margens deste rio que nasceu um das mais importantes civilizações: a Egípcia. Para os egípcios, o Nilo é considerado uma “dádiva” de Deus.

Copyright @ www.dkfindout.com

 

 

Rio Amazonas (Brasil): o rio Amazonas é um dos mais famosos do mundo. Com cerca 6400 km de extensão, é conhecido por ser o rio com maior caudal do mundo, o que por sua vez dá origem à maior bacia hidrográfica do nosso planeta! O Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes (Perú), recebe águas de diversos afluentes e deságua no Oceano Atlântico, no litoral norte do Brasil.

Copyright @ desconhecido

 

 

Mississipi (EUA): com uma extensão de 6212 km, a sua bacia abrange cerca de 40% do território dos EUA. Este é, sem dúvida, o mais importante rio dos Estados Unidos.

Copyright @ Gerald Herbert / AP

 

 

Rio Paraná (Brasil): percorre 2 570 km e é considerado um dos mais importantes rios do país por abastecer a central hidroelétrica de Itaipu, responsável por fornecer energia elétrica para grande parte do território brasileiro.

Copyright @ desconhecido

 

 

Rio Danúbio (Alemanha): o segundo maior rio do continente europeu – superado apenas pelo Volga -, possui uma extensão de cerca de 2 850 km e deságua no Mar Negro. Este rio tornou-se um marco histórico da cultura europeia e Austríaca, em particular, pela mão do compositor Johann Strauss II que compôs a famosa valsa Danúbio Azul.

Copyright @ http://www.flightcentre.com.au/cruises/river-cruises

 



Rio Volga (Rússia): desempenha um importante papel económico como uma das mais importantes vias de navegação dentro do continente europeu. O rio tem cerca de 3690 km, o que o torna o maior do continente. O Volga desemboca no Mar Cáspio.

Copyright @ http://www.fifa.com/mm/photo/tournament/destination/01/64/10/77/1641077_full-lnd.jpg
Rio Ganges (Índia): Para muitos seguidores da religião hindu, o Ganges é sagrado, muitas pessoas banham-se nas suas águas para ficarem purificadas, até mesmo os sapos que habitam o rio são idolatrados pelos fiéis.

 Copyright @ AP /Sandeep Sharma

 

 

Rio Huang-Ho ou Amarelo (China): o seu nome amarelo provém da coloração das suas águas que têm uma tonalidade amarela

Copyright @ http://en.bcdn.biz/Images/2015/4/26/44446d11-d0f5-4d8f-b685-9d1010f80ac1.jpg
Rio Yang-Tsé ou Azul (China): percorre cerca de 6300 km até desembocar no mar da China Oriental. Devido à sua grande extensão, o rio atravessa praticamente todo o território chinês no sentido oeste-este.

Copyright @ http://travelchinawith.me/china-tours/stone-drum-and-the-frist-bend-of-yangtze-river/
Rio Congo (Congo): percorre aproximadamente 4700 km e está na categoria dos maiores rios do mundo mas quanto ao volume de água, é o segundo à escala mundial. O seu percurso começa no meio da floresta equatorial do continente africano, onde há uma grande incidência de chuvas.

Copyright @ Greenpeace

 

 

Rio Tigre (Turquia): percorre cerca de 1900 km. A capital do Iraque (Bagdade) foi construída nas sua margens. O Tigre é muito importante para todo o Médio Oriente pelos graves problemas de escassez de água existentes na região.

Copyright @ http://citypictures.org/r-europe-148-turkey-155-gaziantep-62-gaziantep-hasankeyf-715.htm
Rio Colorado (EUA): Não pelo seu comprimento mas sim pelos cenários tão famosos do Grand Canyon, este rio tem sido utilizado como pano de fundo de muitos filmes de cowboys.

Copyright @ Logan

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *