25 De Abril – A Revolução dos Cravos

A Revolução dos Cravos deu-se a 25 de Abril de 1974. Conheces a história que dá nome a esta revolução? É o que vamos descobrir, cientista!

 

MFA – Movimento das Forças Armadas

No dia 25 de Abril de 1974, os militares das Forças Armadas tinham como grande objectivo, fazer um golpe de Estado e derrubar a ditadura de Marcello Caetano, sucessor de António de Oliveira Salazar.

Ocuparam, então, a Rádio Clube Português para que pudessem comunicar com todos os populares as suas intenções: que Portugal voltasse a ser uma democracia, com eleições, direitos e liberdades que haviam sido retiradas por Salazar. Enquanto o golpe decorria, os militares puseram no ar músicas que a ditadura não gostava, como “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso e “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.

 

Marchar, Marchar!

Enquanto os militares ocupavam a rádio, uma coluna militar com tanques, comandada pelo Capitão Salgueiro Maia, partiu de Santarém e marchou em direcção à Grande Lisboa. Chegando à Capital, o Capitão e a sua coluna militar circundaram o quartel da GNR do Carmo, onde se encontrava refugiado Marcello Caetano.

Durante este dia, as tropas foram-se reunindo e, juntamente com os populares, as Forças Armadas cercaram Marcello Caetano, obrigando-o a render-se!

Nas espingardas, em vez de balas, cravos vermelhos! Nas ruas, a tristeza deu lugar à alegria! E, em Portugal, em vez de censura, Liberdade! O renascer da vida e a mudança!

Ao fim de 48 anos terminava a ditadura mais longa da Europa Ocidental do século XX.

 

+ Curiosidades, cientista!

Sabias que…

  • A Ponte 25 Abril antes chamava-se Ponte de Oliveira Salazar?
  • Em Portugal, a escola só era obrigatória até à 4ª classe?
  • Havia privação na criação artística? Não se podia pintar, cantar, desenhar de forma livre!
  • Foram proibidos pela censura 900 livros?
  • Todos os homens eram obrigados a ir à tropa?
  • Salazar caiu de uma cadeira, batendo fortemente com a cabeça num chão de pedra? Desde então foi piorando o seu estado de saúde, até que acabou por falecer em 1970.

 

  • Sabias que a Science4you nasceu 34 anos depois do 25 de Abril?

 

Cientista, esperamos que tenhas aprendido coisas novas sobre este dia. Se tiveres alguma dúvida ou se quiseres que falemos sobre algum assunto específico, escreve nos comentários. Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *