25 De Abril – A Revolução dos Cravos

Revolução 25 de Abril

A Revolução dos Cravos deu-se a 25 de Abril de 1974. Conheces a história que dá nome a esta revolução? É o que vamos descobrir, cientista!

 

MFA – Movimento das Forças Armadas

No dia 25 de Abril de 1974, os militares das Forças Armadas tinham como grande objectivo, fazer um golpe de Estado e derrubar a ditadura de Marcello Caetano, sucessor de António de Oliveira Salazar.

Ocuparam, então, a Rádio Clube Português para que pudessem comunicar com todos os populares as suas intenções: que Portugal voltasse a ser uma democracia, com eleições, direitos e liberdades que haviam sido retiradas por Salazar. Enquanto o golpe decorria, os militares puseram no ar músicas que a ditadura não gostava, como “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso e “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.

 

Marchar, Marchar!

Enquanto os militares ocupavam a rádio, uma coluna militar com tanques, comandada pelo Capitão Salgueiro Maia, partiu de Santarém e marchou em direcção à Grande Lisboa. Chegando à Capital, o Capitão e a sua coluna militar circundaram o quartel da GNR do Carmo, onde se encontrava refugiado Marcello Caetano.

Durante este dia, as tropas foram-se reunindo e, juntamente com os populares, as Forças Armadas cercaram Marcello Caetano, obrigando-o a render-se!

Nas espingardas, em vez de balas, cravos vermelhos! Nas ruas, a tristeza deu lugar à alegria! E, em Portugal, em vez de censura, Liberdade! O renascer da vida e a mudança!

Ao fim de 48 anos terminava a ditadura mais longa da Europa Ocidental do século XX.

 

+ Curiosidades, cientista!

Sabias que…

  • A Ponte 25 Abril antes chamava-se Ponte de Oliveira Salazar?
  • Em Portugal, a escola só era obrigatória até à 4ª classe?
  • Havia privação na criação artística? Não se podia pintar, cantar, desenhar de forma livre!
  • Foram proibidos pela censura 900 livros?
  • Todos os homens eram obrigados a ir à tropa?
  • Salazar caiu de uma cadeira, batendo fortemente com a cabeça num chão de pedra? Desde então foi piorando o seu estado de saúde, até que acabou por falecer em 1970.

 

 

  • Sabias que a Science4you nasceu 34 anos depois do 25 de Abril?

 

 

 

 

';

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *