Porque que é que é feriado no dia 5 de Outubro?

Adoras ficar em casa nos feriados sem teres de ir para a escola, não é? Nós sabemos eheh

Mas como o saber não ocupa espaço, hoje vamos explicar-te o significado do feriado que aí vem. Assim, quando os teus professores perguntarem, já sabes a resposta 😉

Então o que é que aconteceu de tão importante no dia 5 de Outubro? Vamos descobrir…

 

Antecedentes

Antes de termos um Presidente da República como representante máximo do nosso país, tivemos Reis e Rainhas que governaram o país durante centenas de anos, ou seja, vivíamos num regime monárquico.

Depois de muitos anos de monarquia, o povo português estava insatisfeito com os gastos da família real, com o poder e a influência da igreja católica, com políticas relacionadas com as colónias britânicas (o Reino Unido é um dos mais antigos e importantes aliados de Portugal) e ainda com a lenta adaptação de Portugal aos tempos modernos.

Tudo parecia contribuir para a insatisfação dos portugueses e quando surgiu um partido que prometia alterar a situação nacional, criando um clima de prosperidade que parecia apontar para o progresso do país, o povo português sentiu que podia ser representado por um grupo de pessoas que se preocupava com as suas vontades e que ia conseguir fazer a diferença.

Este grupo era o Partido Republicano.

A revolução

No dia 3 de Outubro de 1910 um grupo de 200 pessoas reuniu-se em Lisboa na zona que é hoje conhecida como a Praça do Marquês de Pombal (aquela que tem um senhor com um leão ao lado, onde se juntam alguns adeptos de futebol, conheces?) e iniciaram uma revolta que só acabou dois dias depois.

Apesar de muitos acreditarem que esta não passava de mais uma tentativa de golpe falhada, a verdade é que esta manifestação acabou por bem sucedida devido à incapacidade de resposta do governo, que não conseguiu reunir tropas que dominassem os revolucionários que resistiam de armas na mão.

Sabias que… antes da proclamação da república a 5 de Outubro de 1910, os portugueses já tinham tentado uma revolta no dia 31 de janeiro de 1891 mas sem sucesso?

Às 9h da manhã do dia 5 de Outubro, foi proclamada a República a partir da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.

Depois da implantação, foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga que foi rapidamente substituído pelo primeiro Presidente da República eleito, Manuel de Arriaga, que tomou posse a 24 de Agosto de 1911. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional,a bandeira e a moeda.

manuel de arriaga 5 de outubro
Manuel de Arriaga

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *