7 truques para manter as crianças interessadas por ciência

As crianças são cientistas por natureza: fazem perguntas, pegam em paus e insetos quando estão ao ar livre e têm curiosidade pelo mundo que as rodeia. Mas à medida que vão crescendo, são muitos os miúdos que perdem o interesse pela ciência. Muitas vezes vêem-na como uma disciplina da escola e como algo que não se aplica às suas vidas. Claro que isto não podia estar mais distante da realidade e por isso hoje trazemos 10 formas de relembrar os miúdos que a ciência está em todo o lado e que é divertida.

 

1. Usa um microscópio

Na rua, recolhe amostras de água, plantas, animais ou materiais do solo e leva-os para casa para os teus filhos. Coloca-os em lamelas e deixa-os observarem tudo ao microscópio. Eles vão ficar maravilhados com o que vêem!

Para um primeiro microscópio, podes comprar um dos 3 que a Science4you disponibiliza:

 

smart microscope Science4you ciênciamicroscope II Science4youmini smart microscope Science4you

 

2. Férias científicas

Os campos de férias são ótimos sítios para os mais novos explorarem as ciências enquanto interagem com outras crianças. Estes campos promovem a aprendizagem através da experiência, o que torna a ciência muito mais divertida.  A Science4you organiza campos de férias científicos nas férias escolares (Natal, Páscoa, Carnaval e Verão).

Para saber mais, consulte o nosso site aqui.

 

3. Visitas a museus de história natural ou de ciência

É possível encontrar este tipo de museus em todas as principais cidades. Geralmente os museus de história natural focam-se muito nas áreas da ecologia, geologia, paleontologia e algumas vezes antropologia. Os museus de ciência são mais abrangentes relativamente às áreas científicas abordadas. Cada vez mais os museus têm programas direccionados para as crianças e nós garantimos que depois de uma visita, a ciência vai soar-lhes muito melhor!

Sabias que na compra de qualquer brinquedo da nossa marca, a Science4you oferece um passaporte do cientista com centenas de descontos e entradas gratuitas em museus? É verdade, não deixes escapar esta oportunidade!

 

4. Faz caminhadas

Uma longa caminhada pela natureza oferece uma ótima oportunidade para falar sobre ciência com as crianas. Podem discutir uma grande variedade de assuntos como o habitat dos animais, fotossíntese, a mudança das estações, cadeia alimentar ou a geologia de cada local.

Leva uma câmara para poderem tirar fotografias e filmar tudo o que acharem interessante. A Cam4you é ideal para uma aventura na natureza!

 

5. Jogos científicos

Qualquer um dos brinquedos de ciência da Science4you permite aprender e brincar ao mesmo tempo. São várias as temáticas que podem explorar em família e com amigos e nem se vão dar conta do tempo a passar! Se quiseres podes adquiri-los na nossa loja de brinquedos online.

 

6. Transforma a tua cozinha num laboratório

A cozinha é um dos melhores cenários para realizar experiências científicas simples mas muito interessantes. Criar um vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre é um clássico mas também é possível utilizar utensílios de cozinha para construir modelos que mostram como os comboios fazem as curvas ou como extrair ADN da fruta. Para além disso há vários kits científicos de culinária que, para não só ajudam as crianças a aprender a cozinhar como também permitem uma aprendizagem em simultâneo.

 

7. Aprende com os teus filhos

O mais importante a reter é que a ciência está em tudo o que nos rodeia. Isto significa que tu o que vemos, cheiramos, tocamos, saboreamos ou ouvimos é uma oportunidade para aprender mais sobre ciência. Encoraja os teus filhos a questionarem o que vêem. Como se formam os arco-íris? O que permite aos balões flutuarem? Podes não saber as repostas mas podem encontrar as soluções em conjunto!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *