A água do nosso planeta é sempre a mesma, como?

Cientista, a água é um bem essencial para o nosso dia a dia e é um elemento muito interessante e versátil. Continua a ler o nosso blog, para ficares a aprender mais.

A água do nosso planeta é sempre a mesma, como?

Sabias que água é a única substância que se manifesta nos três estados físicos? Sob pequenas variações de temperatura, pode ocorrer nos estados sólido, líquido e gasoso.

Podemos dizer que toda a matéria existente é constituída por átomos e que estes se ligam entre si formando moléculas. Neste caso, a molécula da água é formada por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio, e é designada por H2O.

Segundo Lavoisier, um químico francês: “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.  A água apesar de mudar de estado e de fazer parte de diferentes elementos (seres vivos ou plantas, por exemplo), é sempre a mesma que circula no nosso planeta. Isto acontece graças a um processo que certamente já deves ter ouvido falar: o ciclo da água

O que é o ciclo da água?

O ciclo da água tem 3 fases: evaporação, condensação e precipitação.

A  evaporação, acontece quando o calor do Sol converte a água líquida dos rios, lagos e mares em vapor.

À medida que o vapor sobe para a atmosfera, arrefece e transforma-se em gotas de água. Assim dá-se a próxima fase do ciclo, a condensação.

A fase seguinte consiste na precipitação. Esta acontece quando a água se transforma no estado líquido e retorna par os rios, mares e oceanos.

 

Cientista, se quiseres saber mais sobre este elemento e as experiências que podes fazer, espreita a nossa Ciência da Água

 

Science4you

Temos mais curiosidades para ti! Queres descobrir? Continua a ler:

Por que é que a água do mar é salgada?

Porque ficamos com as mãos enrugadas com a água?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *