Animal mais inteligente do mundo

Cientista, alguma vez te questionaste acerca de qual é o animal mais inteligente do mundo? Será que há só um? Ou serão vários a disputar este lugar? Vem daí descobrir!

 

O animal mais inteligente do mundo…

Bem cientista, na verdade, não há ainda um consenso no mundo científico acerca deste assunto. Como sabes, o Homem descende do macaco, e também a maioria dos primatas (orangotangos, chimpanzés, gorilas…) desenvolveram bastante os seus cérebros. Assim sendo, decidimos contar-te um pouco acerca de alguns animais que são considerados dos mais inteligentes do Reino Animal!

 

Primatas…

Cientista, na família dos primatas, vários estudos e experiências demonstram que estes possuem uma inteligência bastante elevada! Verificou-se que eles têm excelente poder de comunicação, memórias assombrosas e conseguem até aprender com o meio no qual vivem! Para além disso, têm hábitos sociais e sabem até aprender a usar ferramentas. Num estudo realizado com Orangotangos, estes primatas chegaram mesmo a construir abrigos para a chuva depois de terem sido devolvidos à natureza!

 

Porco

Surpreendido? Pois é cientista, o porco está entre os animais mais inteligentes do mundo! Na verdade, há estudos que demonstram que um porco chega a ter o mesmo nível de inteligência que uma criança de 3 anos!!! Isto significa que chegam mesmo a superar a inteligência dos cães e gatos!

Os porcos são animais extremamente sociáveis, e comunicam entre eles através de cerca de 20 sons diferentes!

 

 

Golfinho

Cientista, este mamífero que todos adoramos desde crianças é sem dúvida um dos animais mais inteligentes do mundo! Estudos demonstram que possuem uma linguagem própria para comunicarem entre si, mas até hoje, ainda não foi possível decifrar esta linguagem.

Para além disso, o golfinho é capaz de expressar emoções e consegue aprender com o meio que o rodeia! Uma das curiosidades mais incríveis acerca dos golfinhos, é que quando dormem, apenas metade do seu cérebro adormece, ficando a outra metade alerta para percecionar possíveis ameaças!

 

Polvo…

O polvo é o animal invertebrado mais inteligente! Todos nós conhecemos as suas capacidades fantásticas para escaparem dos inimigos, conseguindo pressenti-los com bastante antecedência! Para além disso, conseguem alterar a forma do corpo para escapar de predadores. Já em bebés, desde cedo começam a aprender os hábitos de polvos mais velhos.

 

Elefante

Sim cientista! Estes majestosos animais que abundam nas savanas africanas, são dos animais mais inteligentes do Reino Animal! São extremamente solidários, e estabelecem hierarquias quando vivem em conjunto.

Verificou-se que são capazes de usar ferramentas para encontrar comida, e conseguem identificar vários sons diferentes e imitá-los.

Para além disso, observou-se que conseguem demonstrar emoções variadas. Sabias que os elefantes têm rituais fúnebres e chegam mesmo a visitar os túmulos dos elefantes que partiram?

 

 

 

Curiosidades…

  • Os primatas têm várias partes de ADN bastante idênticas ao ADN do Ser Humano:
  • O porco é um animal extremamente asseado, e mantém sempre a área de “casa de banho” longe da zona onde vive;
  • O porco, o elefante consegue entender como funciona um espelho.
  • O polvo consegue abrir frascos e apertar parafusos.
  • Os elefantes fêmea, sabem identificar plantas que ajudam a induzir o parto.

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *