Árvores bombeiras

Já falámos aqui no blogue sobre maneiras de prevenir os incêndios, hoje trazemos-te mais uma curiosidade sobre este tema. Sabias que há árvores que ajudam a apagar os incêndios?

É verdade cientista!

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre incêndios e como é difícil controla-los. Hoje, vamos explicar te como podemos tirar partido das diferentes espécies de árvores que existem no nosso país!

 

Árvores amigas dos bombeiros 

A Bétula – Com tamanho entre os 10 a 15 metro, têm um tronco direito e não muito largo. Esta espécie tem uma esperança média de vida curta.

O carvalho – É uma árvore de grande porte podendo chegar aos 25 metros de altura.

O castanheiro – Pode chegar aos 30 metros de altura e são conhecidos por dar as famosas castanhas que tanto gostamos!

Mas… porquê estas árvores e não outras?

A verdade é que estas espécies são propícias à formação em zonas húmidas o que faz que quando o fogo entra nesta área exista uma diminuição das chamas. Essa diminuição pode ser tão grande que é possível apagar o incêndio muito mais facilmente, não é fantástico cientista?

 

Características

  • Estas árvores exigem uma maior quantidade de água no solo;
  • As folhas destas árvores têm uma decomposição fácil assim, caem no outono e quando chega o verão estas já se decompuseram;

Estas duas características são essenciais para a ajudar a travar as chamas o que faz com que possam ser uma mais valia para facilitar o trabalho dos bombeiros.

 

Agora que já conhece as três espécies típicas portuguesas que ajudam a combater os incêndios lembra-te que tal como todos os outros seres vivos merecem ser respeitado e protegidos, cientista – Agora temos três novas amigas!

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *