As criaturas com as quais vivemos mas não sabemos

Normalmente, acreditamos que já sabemos tudo acerca do mundo que nos rodeia, mas será que estamos certos  cientista? Ás vezes ficamos perplexos com as notícias que chegam de todos os cantos do mundo, a reportar o aparecimento dos animais mais estranhos que ninguém consegue identificar. Se queres descobrir algumas das criaturas com as quais vivemos mas não sabemos… continua a ler!!! 

 

O que queremos dizer com “criaturas”?

Primeiro, devemos saber que não existe um número específico de espécies de animais que habitem o nosso planeta, mas é estimado que existam entre 3 e 30 milhões de espécies! Para além disso, cerca de 20.000 novas espécies são descobertas todos os anos! Ainda acreditas que conhecemos todas elas?

 

Esta é a razão pela qual muitas vezes ficamos surpreendidos com alguns animais raros que não vemos normalmente. No entanto, há alguns que são tão estranhos que parecem mitos! São exatamente estes animais que apelidamos de “criaturas”, uma vez que ninguém sabe como designa-los e/ou identificá-los quando eles são vistos.

 

Que criaturas foram descobertas recentemente?

Nos últimos dias, uma foto de um animal muito incomum foi partilhada no Twitter por Preeti Desai da Sociedade Nacional de Audobon. Este animal estranho parecia ser uma espécie desconhecida, uma vez que ninguém conseguia identifica-lo. Como se trata de uma criatura sem olhos, com uma boca repleta de dentes afiados e um corpo enorme de forma cilíndrica, chegou mesmo a ponderar-se se seria um extraterrestre!

 

Depois de algumas sugestões, a mais forte aponta para que se trate de “Enguia serpente dente de colmilho”, nativa do Golfo do México. Para além disso, há ainda outras teorias, uma vez que pode pertencer a outra família de enguias. Tens alguma sugestão diferente cientista?

 

Mais criaturas…

Há muitos animais que ainda não conhecemos, e a prova disso são as “criaturas” que são encontradas todos os anos. Por exemplo, em 2011 uma criatura misteriosa deu à costa numa praia japonesa. Ninguém sabia de que animal se tratava, uma vez que tinha a forma de uma baleia pequena. No entanto, quando viram com mais atenção, chegaram à conclusão que tinha uma superfície idêntica a rochas. O que era aquilo? Alguns cientistas propuseram que não era um animal, enquanto que outros afirmavam tratar-se de um tipo de animal proveniente do oceano profundo.

 

Para além disso, em 2015 outro peixe completamente incomum foi visto numa ilha da Califórnia. O peixe era extremamente fino e longo, e ninguém conseguia identificar o que estava a ver.

 

Finalmente, após alguma discussão, alguns cientistas descobriram que era um peixe-remo, um tipo de peixe extremamente raro que vive no mar profundo. Este tipo de peixe é tão incomum e são vistos tão poucas vezes, que quando voltam a aparecer as pessoas já não se lembram do que se trata! O facto principal que justifica a razão pela qual é tão difícil vê-los é porque eles vivem, pelo menos, a aproximadamente 92 metros abaixo da superfície da água!

 

Curiosidades:

  • Parece que não é estranho encontrar este género de criaturas após catástrofes naturais, uma vez que as duas primeiras criaturas foram encontradas após o Furacão Harvey (a “enguia”) e o Tsunami no Japão (a “baleia rochosa”).
  • O peixe-remo também é conhecido por pressentirem/adivinharem terramotos. Isto porque recentemente, alguns destes peixes apareceram dias antes de acontecer um terramoto.
  • Acredita-se que menos de 20% das espécies de animais presentes no planeta Terra tenham sido identificadas pelos cientistas.
  • O peixe-remo é o maior peixe com ossos do mundo, e não tem escamas.

 

Science4you

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *