Porque é que as lágrimas são salgadas?

Cientista, certamente já sentiste o sabor das tuas lágrimas e deste conta que são salgadas, mas sabes porquê? Hoje ficarás a saber a explicação.
 

O choro é uma resposta do nosso sistema límbico a um tipo de sentimento. A glândula lacrimal contrai-se e liberta o líquido que enche os nossos olhos, as lágrimas.
 

As nossas lágrimas são salgadas devido à presença de sais no nosso organismo que contribuem para o seu equilíbrio e funcionam como antissépticos, prevenindo fungos e bactérias. Elas são muito importantes pois formam uma película protetora da superfície do globo ocular, como por exemplo:
 

  • Combatem microorganismos;
  • Cicatrizam lesões nos olhos;
  • Lubrificam os olhos;
  • Limpam;
  • Nutrem.

 
É muito importante para a saúde ocular que a concentração de sal dentro das células dos olhos e nas lágrimas seja a mesma. Quando ocorre a osmose, ou seja a água movimenta-se através de uma membrana semipermeável, se as lágrimas tiverem mais sal do que o normal, as células do olho perdem grandes quantidades de água, o que impediria o bom funcionamento dos olhos, acontecendo o mesmo de forma inversa.
 

As lágrimas têm estas funções só nos Humanos?

Não Cientista, os animais também produzem lágrimas para protegerem os seus olhos, e a quantidade de sal nas suas lágrimas também necessita de estar em equilíbrio com a das células, para assim haver um bom funcionamento do seu organismo.
 
Existem algumas excepções, por exemplo as tartarugas marinhas eliminam o excesso de sal que ingerem através das suas glândulas lacrimais. Neste caso, as suas lágrimas contêm uma quantidade de sal maior.

 

Descobre mais fatos interessantes de ciência e as nossas novidades através do nosso blog! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *