Pequenos astronautas, estejam atentos ao Asteróide que vai passar por nós!

O Asteróide 2013 TX 68 viaja a uma velocidade de 51.840 km/h e a distância estimada para a passagem do asteróide pelo nosso planeta varia entre 14 milhões km e 17.000 km (como termo de comparação, a Lua está a uma distância de cerca de 402.336 km). Isto significa que o asteróide vai estar mais perto de nós do que muitos dos satélites artificiais que orbitam a Terra.

Para que durmas descansado à noite, deixa-nos informar que a probabilidade de o asteróide nos atingir é de apenas 1 em 250 milhões! “A possibilidade de colisão é pequena demais para qualquer preocupação real” afirmou Paul Chodas, da NASA.

Com um diâmetro de cerca de 38 metros, esta rocha espacial tem o dobro do tamanho do meteorito Chelyabinsk que atingiu a Rússia em 2013.

Apesar de não existir nenhuma prova de que vamos ser atingidos por um destes objectos num futuro próximo, a NASA tem investido num “Centro de Defesa contra Asteróides” para desviar ou detonar qualquer ameaça futura – até se falam em explosões nucleares, que loucura!

Para já, vamos esperar que ele passe e quem sabe, até o possamos ver através do nosso Telescópio?

Sabias que…
Um asteróide é um pequeno corpo celeste composto por rocha e metal que orbita o Sol, passando por vezes pela órbita de outros planetas.

 

asteroide_noticia1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *