Quem é que pintou o céu de verde e vermelho? … Descobre a Aurora Polar!

A Aurora Polar é um fenómeno que ocorre nas regiões polares e que se caracteriza pelas fantásticas luzes coloridas que cobrem o céu à noite! A verdade é que este fenómeno é provocado pela atividade solar. Não acreditas?

 

O Sol emite ventos solares, constituídos por uma espécie de plasma que chega a alcançar temperaturas de milhões de graus Célsius! Estes Ventos Solares libertam partículas altamente energéticas (eletrões, protões e até neutrinos) que são canalizadas pelo campo magnético terrestre e, ao colidirem com a atmosfera da Terra, criam um fenómeno ótico em que se vêm luzes no céu em tons verdes ou avermelhados.
Mas este fenómeno não é exclusivo do nosso planeta – também se podem observar estas luzes celestiais em planetas como Júpiter, Marte Vénus ou Saturno!

No hemisfério Norte, chama-se aurora boreal – baptizado por Galileu Galilei, este nome faz referência a Aurora, Deusa romana do amanhecer e a Bóreas, o Deus grego dos ventos do norte. No hemisfério Sul este fenómeno é chamado de aurora austral (batizado por James Cook) que, como o próprio nome indica (austral), situa-se na parte Sul do planeta Terra.

 

Aurora Borealis-01

';

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *