Porque devemos optar por batata doce?

Com a celebração do dia da batata frita, vamos descobrir um pouco mais sobre este tubérculo, a batata doce!

Sabias que existem dois tipos de batatas? A branca e a doce, uma boa e outra má… Consegues adivinhar qual é qual? Descobre mais à frente!

Hoje vamos ajudar-te a escolher o teu novo acompanhamento!

Como tudo começou …

Cientista, a batata doce pertence à categoria dos tubérculos, tal como a batata branca, e surgiu na América Central e do Sul por ser cultivada e utilizada pelos povos indígenas da região, chegando à Europa no século XVI.

É a vitamina A que é responsável pela palete de cores vivas desde o branco, amarelo, laranja aos tons de rosa e roxo, por isso, não estranhes se vires uma batata como uma cor diferente do normal!

 

Mas quem é quem?

A batata doce é, sem dúvida, a nossa melhor amiga! Não te deixes enganar pelo nome, cientista… pois o facto de ter a palavra “doce” no nome, não significa que este tubérculo seja um pior alimento até pelo contrário, apresenta uma informação nutricional muito mais rica em nutrientes (vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro) quando comparamos com a batata branca, tornando-se mais saudável. No fundo, podemos chamá-la de batata boa!

Vantagens e mais vantagens…

Segundo os mais experientes na matéria, os nutricionistas, dizem que são as duas caloricamente semelhantes, mas o que as torna diferentes são o tipo de hidratos de carbono que cada uma tem. Enquanto que a batata branca apresenta hidratos de carbono de absorção rápida, o que faz com que estes cheguem mais facilmente ao nosso sangue, na batata doce este nutriente é de absorção lenta, por serem mais complexos demoram mais tempo a transformar-se em gordura. A batata doce tem vários benefícios para o teu corpo: tem o poder de fortalecer o sistema imunitário, reduzir o colesterol pela rica quantidade de fibras e, para além disso, ajuda na manutenção das articulações e cartilagens saudáveis!

Cientista, experimenta cozinhar este novo acompanhamento de várias formas e feitios!

Curiosidades:
  • O maior produtor e distribuidor de batata doce do mundo é português;
  • A batata doce pode reduzir o envelhecimento, simplesmente por ter uma proteína que actua como antioxidante.

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *