Dia do Pi

O Dia do π e o porquê da sua celebração a 14 de março?

Na América as datas são mais comuns dizerem-se o mês primeiro e depois o dia. O dia 14 de março é escrito 3/14, ou seja, o dia do π.

Além de se celebrar o Dia do π também se celebra o nascimento do físico Albert Einstein e a morte do físico Stephen Hawking.

Príncipe do Pi (Larry Shaw) foi o fundador desta data comemorativa. Em São Francisco no Museu Exploratorium em 1988, quer público e funcionários marcharam à volta do museu formando círculos.

Em 2009, foi aprovado, oficialmente, o dia 14 de março como o dia do π como forma de encorajar professores e alunos a celebrá-lo com atividades educativa e a promover o ensino da matemática. 

Celebração com uma Torta: Em Inglaterra existe a tradição de comer torta neste dia pois os falantes de língua inglesa têm a explicação de que o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) têm a mesma pronúncia ou idêntica.

Algumas curiosidades do π 

  • Foi o matemático suíço Leonhard Euler que, em 1737, deu a conhecer o símbolo π para representar este número;
  • O π aparece em inúmeras fórmulas nos mais diversos ramos da Ciência e os seus primeiros 31 dígitos não têm zeros;
  • Em 1995, Hiroyuki Goto memorizou 42.195 casas decimais de π, definindo um novo recorde mundial;
  • Atualmente, outro japonês, Akira Haraguchi, já memorizou 100.000 dígitos. Alguns estudiosos especulam que o japonês é mais adequado do que outros idiomas para memorizar sequências de números;
  • Com a tecnologia atual, o valor de π já foi calculado com mais de oito quadriliões de casas decimais depois da vírgula;
  • No episódio “Wolf in the Fold”, da série Star Trek, Spock elimina o maligno computador ordenando que “calcule o último dígito do valor de Pi” e por fim  o chinês Lu Chao mantém o atual recorde do Guinness por recitar a maior sequência dos dígitos de Pi, ao recitar 67.890 números em 24 h e 4 min.

Coding – Lab: Descodificar segredos  

Para assinalar-mos em grande esta data, damos-te a conhecer o Coding Lab, uma mega novidade da Science4you! Realiza esta experiência e diverte-te!

O que vais precisar: • Atache • Bancada de coding • Cartão com elementos gráficos

Parte 1 – Preparação

  1. Com a ajuda de um adulto, começa por cortar as 2 rodas de código do cartão com elementos gráficos.
  2. Com o atache, e a ajuda de um adulto, faz um furo no centro de cada roda de código.
  3. Coloca uma sobre a outra por ordem de tamanho, e segura com o atache na roda da bancada de coding.

Parte 2 – Código

  1. Escolhe um referencial do teu código e regista-o. Deves escolher uma letra na roda alfabética, um número na roda numérica e um símbolo na roda simbólica.
  2. Alinha as tuas rodas segundo esse referencial e não as movas
  3. Escreve a tua mensagem. Para cada letra da tua mensagem, encontra o carácter correspondente e escolhe segundo que roda queres enviar a mensagem.
  4. Volta a rodar as várias rodas e partilha a tua mensagem e referencial de código com um amigo. Conseguiu decifrar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *