Dia dos Mortos no México: Uma alegre e colorida festa

Cientista, sabias que o Dia dos Mortos (Dia de los Muertos) é uma das mais importantes celebrações no México? Queres saber no que consiste? Então continua a ler! 

 

O Dia dos Mortos

Este dia é um dos mais importantes para os Mexicanos! Estas festas são marcadas por um misto de alegria e tristeza e são festejadas com uma parada anual.
O Dia de los Muertos consiste numa celebração de origem indígena, que honra os mortos, começando no dia 31 de outubro e prolongando até ao dia 2 de novembro.
As celebrações do Dia de los Muertos coincidem com o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos, que são tradições católicas.
Mas…não é só no México que se celebra esta data cientista! Também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é numerosa.

A UNESCO declarou o Dia de los Muertos como Património Imaterial da Humanidade, sabias disto Cientista?

 

Segundo a crença popular …

Os mortos têm permissão divina para visitar os seus parentes e amigos. Por esse motivo, as pessoas enfeitam as suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas daqueles que já partiram, de forma a puderem recebê-los da melhor maneira. Também fazem máscaras em forma de caveira e mascaram-se de esqueletos!

 

Curiosidades:

  • Em algumas localidades, existe um ritual em que a família segue numa procissão até ao cemitério, retira o morto da cova (quando são só os ossos) e limpam-no. 
  • O Dia de Mortos no México tem um quê de Carnaval e de Natal ao mesmo tempo. 
  • É comum levar caveirinhas feitas de açúcar.
  • Os altares são feitos da flor de cempasúchil

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *