Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono

Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono

 

Sabias que hoje é o dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono?
Cientista, hoje é o dia em que devemos ter uma especial atenção e tomar algumas medidas relativamente à protecção da camada de ozono.

 

O que é a Camada do Ozono?

 

O ozono é um gás proveniente da família do oxigénio e acumula-se à volta do Planeta Terra  formando uma espécie de círculo. Este gás protege-nos fazendo com que as radiações ultravioletas não cheguem até nós em quantidades perigosas. Como? através da camada de ozono. A Camada de Ozono é fundamental para assegurar a vida na Terra, uma vez que tem a capacidade de absorver grande parte da radiação ultravioleta, radiação esta que pode provocar efeitos nocivos ou mesmo letais nos seres vivos.

 

A destruição da Camada de Ozono:

 

Os seres humanos são os principais a ser protegidos pela camada de ozono, mas também são aqueles que mais contribuem para a sua destruição.
Os produtos químicos que contêm cloro e os gazes que contêm cloro, flúor e carbono são os principais responsáveis pelos problemas da camada de ozono.

Estes gases são geralmente encontrados em aparelhos domésticos como ares condicionados e os frigoríficos. Podemos encontrar também na indústria electrónica e nos artigos de limpeza.

Quando estes gases, cujas moléculas são decompostas por raios ultravioletas,  chegam à estratosfera, soltam cloro e enfraquecem a camada de ozono, fazendo com que as radiações ultravioletas cheguem em muito maior quantidade e intensidade ao Planeta Terra.

 

Como podemos ajudar a preservar a Camada do Ozono?

 

Para ajudar a preservar a Camada de Ozono podemos contribuir de várias maneiras:

  1. Trocar as lâmpadas: Podemos trocar as nossas lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas. Assim deixamos de produzir cerca de 400 quilos de dióxido de carbono por ano.
  2. Andar mais vezes de transportes públicos: Ao deixarmos o carro em casa, diminuímos as emissões de dióxido de carbono.
  3. Plantar e conservar as árvores: Basta apenas uma árvore para absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo da sua vida.
  4. Reciclar: Se reciclarmos metade do nosso lixo podemos reduzir cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono por ano.
  5. Utilizar o ar condicionado menos vezes e a temperaturas menos intensas: Se baixarmos a temperatura 2 graus no Inverno e subirmos 2 graus no Verão podemos poupar cerca de 900 quilos de dióxido de carbono anuais.

 

 

Cientista, esperamos que tenhas aprendido mais a Camada de Ozono e que tenhas obtido dicas úteis para ajudar a preservar a Camada de Ozono.

 

Se quiseres saber mais sobre factos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

Science4you

 

 

Se quiseres saber mais curiosidades sobre o meio ambiente, recomendamos:

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Sabias que os mexilhões são amigos do ambiente?

Como tornar o Planeta Terra mais verde?

Dia Mundial do Vento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *