Dia Mundial do Vento

O vento é um fenómeno meteorológico formado pela circulação do ar na atmosfera.
É uma ocorrência natural do planeta Terra que pode ser formada devido a vários fatores como a radiação solar, a humidade do ar e a pressão atmosférica.

Sempre que sentires uma brisa num dia de muito calor e sem vento, fica a saber que esse fenómeno é considerado uma formação suave do vento.

E quando está um dia cheio de vento? Aqueles dias em que parece que somos empurrados pelo vento contra a nossa vontade? Essas são as chamadas formações fortes.

O vento tem sido utilizado para várias funções já desde a antiguidade. Os barcos à vela ou os moinhos para moer os cereais são invenções que datam de há séculos atrás e que utilizam a força do vento para funcionar. Mais recentemente surgiu a produção de energia elétrica através turbinas eólicas. Aliás, grande parte da eletricidade atualmente produzida provém desta fonte inesgotável de energia! Não sabias? É verdade e, ainda por cima, a energia eólica é amiga do ambiente porque não o polui!

A força do vento é incrível e se quiseres ficar a conhecer mais sobre a energia eólica e como esta funciona podes experimentar o brinquedo da Science4you, Energia Eólica. Podes ainda desafiar o vento e os teus amigos com o Carro Eólico!

energia-eolica-nova-edicao

Energia Eólica (Nova Edição)

 

carro-eolico
Carro Eólico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *