Leva o teu ovo a dar uma volta!

O que precisas?

  •  1 Ovo cozido
  •  1 Ovo cru
  •  Mesa da cozinha (ou outra superfície lisa)

 

Experiência com ovo - Science4you

 

 

O que tens de fazer?

  1. Coloca os dois ovos a girar na mesa da cozinha.
  2. Pára os dois ovos e depois larga-os. Vê o que acontece.
  3. O ovo cozido vai continuar parado, mas o ovo cru vai voltar a girar outra vez. Isso acontece porque o líquido que está lá dentro não parou de se mexer quando o paraste.
  4. Coloca o ovo cru de lado. De seguida mete o ovo cozido a girar novamente. Faz com que ele gire muito, muito rápido. Assim que ele estiver a ir rápido o suficiente, ele vai levantar e girar como um pião!
  5. Se não conseguires meter o ovo de pé logo à primeira, tenta novamente. Para conseguires, o ovo precisa de dar mais de 10 rotações por segundo. Precisámos de fazer várias tentativas para conseguir fazer o ovo girar rápido o suficiente.

O que aconteceu?

Resposta curta: A fricção entre o ovo e a mesa faz com que o ovo levante.

Este truque surpreende as pessoas, porque o ovo parece estar a desafiar a gravidade. Em vez de se deitar confortavelmente (como muitos de nós preferem), o ovo levanta-se espontaneamente.

Keith Moffatt e Yutaka Shimomura, os matemáticos que passaram seis meses (e muitas equações) a trabalhar neste problema, explica que o atrito destabiliza a rotação do ovo e faz com que ele mude de posição. Uma parte da energia de rotação do ovo (chamada energia cinética) é convertida em energia potencial, a energia armazenada que um objecto irá despender em caso de queda. Quando está em pé, o ovo tem mais energia potencial e menos energia cinética, pelo menos por alguns segundos.

 

 

';

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *