Porque ficamos com as orelhas quentes?

Cientista, sabes o porquê de ficarmos com as orelhas quentes? Costumam dizer que quando temos as orelhas quentes estão a falar mal de nós… mas será mesmo isso?   

Porque ficamos com as orelhas quentes e vermelhas?

Este fenómeno está associado ao nosso sistema nervoso. Esta área do nosso corpo tem bastantes vasos sanguíneos e pouca gordura, e por esse motivo qualquer mudança na quantidade de sangue irrigado para esta zona faz com que a nossa pele fique avermelhada.

As nossas orelhas ficam quentes quando o sangue se está a deslocar, consequência dos vasos sanguíneos se dilatarem e expandirem, para que desta forma haja um maior fluxo de sangue para esta zona. Contudo, ao longo deste processo, em que os vasos sanguíneos estão dilatados, dá-se este fenómeno e ficamos com as orelhas quentes e vermelhas. O lóbulo da orelha é o primeiro a ficar vermelho e quente e, só depois, é que a vermelhidão se espalha por todo o órgão.

Este fenómeno de dilatação também acontece quando estamos com febre, quando estamos stressados ou nervosos.

Como é constituída a nossa orelha?

Cientista, como sabes o órgão responsável pela audição é a orelha, esta está localizada no osso temporal, que faz parte da caixa craniana. Além da função que tu já conheces que é a de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio. A orelha está dividida em três partes: orelhas externa, média e interna.

 

Porque não conseguimos detectar todos os sons?

A nossa orelha está muito desenvolvida e é por esse motivo que nos permite distinguir os vários sons, por exemplo, o timbre, o tom,o volume e a direção da fonte emissora do som. Contudo, não são todos os sons que conseguimos detectar,  apenas o conseguimos com as frequências que estão compreendidas entre 20 Hz e 20 mil Hz.

Os sons com frequências maiores que as detectadas pelo ser humano, são chamados de ultrasons, que só conseguem ser detectamos por alguns animais (cães, golfinhos ou morcegos). Da mesma maneira, que os sons extremamente graves, que são inferiores a 20 Hz, não são captados pela orelha humana, contudo conseguem ser detectados por outros animais, como as baleias.

Curiosidades:
  • As orelhas nunca param de crescer
  • A orelha externa é formada pelo pavilhão auditivo

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *