Qual é a importância da presença dos avós na vida de uma criança?

Qual é a importância da presença dos avós na vida de uma criança?

Cientista, hoje é o Dia Mundial dos Avós. O artigo de hoje, é dedicado às pessoas que nos contam as melhores histórias, que nos preparam a nossa comida preferida sempre que os visitamos e que nos dão todo o carinho do mundo.

A presença dos avós na vida das crianças faz com que estas se sintam amadas, seguras e confiantes. Vários estudos indicam que as crianças que tiveram os avós presentes nas suas vidas, cresceram mais felizes.

Permitir que as crianças convivam com eles é dar-lhes a oportunidade de conhecerem as raízes da família, pois muitos dos valores e histórias de família são transmitidas pelos avós. Aprendem a conviver e a crescer num ambiente diferente, com regras distintas e pessoas diferentes,  preparando-lhes para o mundo exterior.

Mas não são só as crianças que ganham com esta relação. Os avós rejuvenescem, pois convivem com pessoas mais novas e sentem-se como uma parte vital do crescimento dos seus netos, mantendo-se assim fisicamente ativos e motivados para cuidarem da sua saúde para poderem acompanhar o desenvolvimento dos pequenos.

 

Brincadeiras e traquinices com os avós

Os avós ajudam a educar, mas também “deseducam”. Mimam os netos comprando-lhes inúmeros brinquedos e doces.   Deixam passar a hora de dormir e facilitam as brincadeiras para que os netos consigam fazer o que quiserem.

Mas, toda esta liberdade não significa que a criança se esqueça das regras. Aprende que pode fazer algumas coisas com os avós e outras com os pais e que por muito que deseje infringir algumas regras,  certamente que não se poderá escapar tão facilmente.

As pequenas transgressões inconsequentes ensinam-lhe que é possível desfrutar da vida e que existe um lugar, momento e companhia para tudo. Esta é uma ferramenta emocional decisiva que cabe aos pais e aos avós demonstrarem juntos.

 

Atividades divertidas para fazer com os netos neste Verão

Uma das formas mais divertidas dos avós criarem laços com os seus netos é fazendo atividades. Para este Verão, temos algumas sugestões para todas as idades:

 

  • Reviver as brincadeiras de infância:  Partilhar com os netos quais eram as suas brincadeiras, assim não só ganham jogos novas como podem ir entreter-se ao ar livre.
  • Construir pequenos projetos:  Desenvolver um projeto em conjunto com alguém de quem gostamos ajuda a fortalecer a ligação com essa pessoa. Não é necessário ser um projeto muito elaborado, por exemplo: fazer um puzzle, pintar um quadro e realizar experiências científicas.
  • Fazer uma atividade física juntos:  Praticar desporto é importante em qualquer idade. Os avós e netos podem fazer caminhadas, nadar e andar de bicicleta.
  • Fazer uma pequena viajem:  Viajar é a maneira mais interessante e produtiva de fortalecer um laço de relação. Explorar um novo país ou cidade, permite a que os avós e netos ultrapassem obstáculos em conjunto e se conheçam melhor.

 

Os avós são afecto, referência, amor e independência. A sua presença na vida dos netos, basicamente só traz benefícios.

Se quiseres saber mais sobre factos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

Science4you

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *