A Introdução do Chá em Inglaterra – D. Catarina de Bragança

Todos os dias, quando os ponteiros ingleses marcam as cinco da tarde, é sinal que o país pára… para apreciar uma boa chávena de chá! O leite é uma parte imprescindível deste ritual britânico e todos adoram um delicioso chá pontual.

 

É sabido que a tradição de beber chá é um dos costumes mais populares em Inglaterra. Mas, sabias que a responsável pela introdução deste hábito no país foi uma princesa portuguesa? É verdade!

 

 

D. Catarina de Bragança

Vamos viajar no tempo até 1662, quando D. Catarina de Bragança (filha do rei D.João IV) casou com o rei inglês Charles II e levou consigo para terras britânicas a tradição de beber chá.  

Natural da China, o chá chegou à Europa pela mão dos portugueses durante o século XVI, através da rota comercial que se estabeleceu em Macau. Tornou-se um hábito popular dentro da corte portuguesa e, assim, quando em 1662 D. Catarina viajou para Inglaterra, levou consigo esta prática (e muiiitas folhas de chá).

D. Catarina de Bragança não foi uma rainha muito popular em Inglaterra, mas não deixou de ter influência nos seus súbditos. Entre os muitos hábitos e práticas que trouxe consigo, sem dúvida que aquele que ainda hoje se destaca é a introdução do chá. A rainha organizava frequentemente reuniões de senhoras a meio da tarde, na qual se bebericava a famosa e reconfortante bebida.

 

 

A influência do chá não foi a única marca que D. Catarina de Bragança deixou em Inglaterra: instaurou também o delicioso costume de comer compota de laranja!

A infanta portuguesa recebia regularmente grandes quantidades de cestas de laranjas, enviadas pela sua mãe. Acontecia que durante a viagem algumas começavam a ficar estragadas e a compota de laranja era uma deliciosa alternativa para evitar o desperdício de comida.

 

 

 

Gostavas de aprender mais sobre outras tradições? Descobre mais no nosso blog!

Decorar um Pinheiro: De onde veio esta tradição de Natal?

Porque é que celebramos o Dia de Reis?

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *