Porque mexemos os braços quando andamos?

Cientista, hoje decidimos partilhar contigo uma questão com a qual nos debatemos há uns dias. Já te apercebeste que quando andamos mexemos sempre os braços? Mesmo que inconscientemente? Queres saber porque é que isto acontece? Então vem daí !

 

Como tudo começou…

Muitas especulações foram feitas à volta deste assunto, no entanto, nenhuma tinha sido fundamentada. Foi então que um grupo de investigadores da Universidade de Michigan decidiu debruçar-se sobre o porquê de mexermos os braços quando andamos. Para explorar este tema, os cientistas consideraram que a melhor abordagem seria fazer experiências, para poder avaliar todos os aspetos inerentes à forma como caminhamos.

A experiência…


Os investigadores, decidiram debruçar-se sobre um grupo de 10 pessoas para avaliar as suas formas de andar. Para procederem a esta avaliação, fizeram várias observações:

  • Observaram pessoas a caminhar normalmente, que balançavam os braços;
  • Observaram pessoas a caminhar com os braços presos, sem que os pudessem balançar.

 

Foram então realizados testes mecânicos, com o intuito de desvendar este mistério. A conclusão foi afinal bastante simples. A razão pela qual mexemos os braços ao andar é para pouparmos energia!! Verificou-se que quando balançamos os braços, ocorre uma poupança significativa de energia metabólica comparado com quando não os mexemos.

 

Conclusões…

Mas afinal, porque que poupamos energia se balançarmos os braços? Isso não deveria levar a um maior gasto?
Bem cientista, na verdade, se os balançarmos, isso faz com que os músculos não tenham tanto trabalho. Os músculos vêem o seu trabalho reduzido, pois ao balançar livremente os membros, os músculos não exercem qualquer esforço para que isso aconteça. É um movimento natural! No entanto, se quisermos manter os braços parados, aí sim já temos de exercer força para manter o equilíbrio. Isto, simplesmente porque temos de interferir com o seu movimento natural, e ao fazê-lo, para impedir este movimento, temos de proceder ao dispêndio de energia que de outra forma não seria gasta.

 

Curiosidades…

  • Se mantivermos os braços parados ao andar, gastamos mais 12% de energia do que se os balançarmos normalmente. Isso equivale a andares 20% mais rápido que o normal, ou com uma mochila de 10kg.
  • Se balançarmos os braços de forma sincronizada, ou seja, o braço esquerdo acompanhar o movimento da perna esquerda e o braço direito acompanhar o movimento da perna direita, exige muito mais do nosso corpo! Este movimento, leva a um gasto de energia 26% superior a uma caminhada normal.
  • Se não deixarmos o corpo balancear normalmente, isso pode levar a danos na coluna vertebral.

 

Science4you

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *