Porque é que não sentimos a rotação da Terra?

Cientista, a Terra gira em torno do seu eixo e tudo o que está na sua superfície gira também junto com ela. Mas…já notaste que não sentimos a rotação da Terra? Porque será? Vamos lá descobrir!
 
Porque é que a Terra gira?

Cientista, tal como todos os corpos que existem no Universo, a Terra também gira! Os dois movimentos principais do planeta que habitamos denominam-se por rotação e translação.

Há muitos anos atrás, o sistema solar e toda a nossa galáxia formaram-se através da condensação de uma nuvem de gás em rotação. A conservação do movimento angular faz com que os corpos formados a partir do gás inicial continuem em rotação.

Como as forças de fricção são muito pequenas no espaço, os corpos em rotação, incluindo a Terra, possuem movimentos estáveis por longos períodos de tempo.

 

Como gira a Terra?

O movimento da Terra em torno de si mesma é chamado de rotação. Este período de rotação é de um dia, isto é, 24 horas. Isso quer dizer que a Terra demora 1 dia para completar uma volta em torno de si mesma.

O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, mas os habitantes da Terra que estão do outro lado não recebem essa luz, então enquanto uns tomam o pequeno-almoço os outros ainda vão a meio do seu sono.

O outro movimento da Terra é o movimento de translação, que se refere ao movimento que a Terra realiza em torno do Sol, junto dos restantes planetas. Neste seu movimento, o caminho que a Terra percorre, habitualmente designado por órbita, tem a forma de uma elipse.

A velocidade média da Terra para descrever esta órbita é de 107.000 km/h, consegues imaginar cientista? E o tempo necessário para que complete uma volta inteira é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Sim, acertaste Cientista, isto significa que o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do sol é chamado de “ano”!

 

Mas afinal…porque é que não sentimos a rotação da Terra?

A justificação para não sentirmos a rotação da Terra está descrita na Lei da Inércia – a conhecida Primeira Lei de Newton.

Esta lei justifica que todos os corpos permanecem parados ou em movimentos rectilíneos uniformes, a menos que seja aplicada uma força sobre o mesmo.

Como o planeta Terra gira a uma velocidade constante de 1.675 km/h há já milhões de anos, na mesma velocidade angular e na mesma direcção, não conseguimos sentir a sua rotação. O mesmo acontece, por exemplo quando viajamos de carro ou avião porque viajamos à mesma velocidade do veículo. No entanto, quando descolamos ou em caso de travagem, sentimos uma força que nos empurra ora para trás ora para a frente.

 

Curiosidades:
    • Sabias que a Terra é tão lisa quanto uma bola de bilhar?
    • A Terra é o único planeta cujo nome não é o de um Deus romano.
    • A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior do Sistema Solar.
    • Cerca de 70% da superfície da Terra encontra-se coberta por água.- 

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *