Brinquedos STEM – O que significa a sigla STEM?

Sabes qual o significado de STEM? Esta sigla é o acrónimo dos termos ingleses Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Mathematics (Matemática)! Mas em que é que isto consiste?

 

O que é o STEM?

STEM é um conceito que está muito associada à educação, às crianças e ao seu desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma sigla que faz referência às quatro principais áreas do conhecimento que estimulam o desenvolvimento cognitiva dos mais pequenos:

  • S – Science (Ciência)
  • T – Technology (Tecnologia)
  • E – Engineering (Engenharia)
  • M – Mathematics (Matemática)

Atualmente, podemos ver este termo frequentemente associado a diferentes temáticas, sejam elas as profissões do presente e do futuro, os brinquedos, os percursos universitários dos estudantes, a arte… Além disso, este conceito parece ter vindo para ficar.

 

STEM e a Educação

Atualmente, o mundo enfrenta uma necessidade sem precedentes de novos cientistas e engenheiros. Esta necessidade deve-se sobretudo ao permanente desenvolvimento das novas tecnologias. Neste sentido, a presença deste conceito na educação dos nossos pequenos cientistas acaba por se tornar fundamental e indispensável.

A educação com base neste sistema é o futuro dos nossos jovens. Este tipo de educação permite chamar a atenção dos mais pequenos para esta áreas e as atividades a elas associadas. Esta educação baseada no STEM ajuda também as crianças a desenvolverem confiança para fazer perguntas, definir problemas e projetar soluções para os mesmos.

Na educação STEM, as crianças aprendem a trabalhar em equipa e a resolverem problemas reais, em relação aos quais têm de encontrar soluções e tomar decisões. As crianças acabam por melhorar também a sua criatividade e espírito crítico, assim como a sua autoestima e as suas capacidades de comunicação. A experimentação em primeira pessoa promovida por este sistema permite também melhorar a retenção a longo prazo dos princípios adquiridos.

 

Os brinquedos STEM

Os brinquedos STEM são brinquedos educativos que potenciam o desenvolvimento de competências relacionadas com a ciência e a tecnologia. O mais importante é que são brinquedos e, por isso, permitem que os nossos cientistas aprendam enquanto brincam.

A Science4you orgulha-se de promover o sistema STEM como forma de estimular o conhecimento, através de experiências práticas que todas as crianças podem fazer. Brinquedos como os kits científicos, puzzles, quizes e jogos de lógica são ótimas ferramentas que ajudam as crianças a desenvolver o pensamento lógico e crítico, estimular a curiosidade e ficar mais conscientes do mundo que as rodeia.

Temos uma equipa de especialistas que desenvolve os nossos brinquedos sempre a pensar na melhor forma de proporcionar aos nossos cientistas uma aprendizagem focada nas apetências STEM e prepará-los para o seu futuro.

Nos últimos anos, este tipo de brinquedos tem se tornado cada vez mais populares. Mas os brinquedos STEM não são apenas os brinquedos novos já construídos com base neste conceito. Existem vários brinquedos tradicionais que se encaixam perfeitamente neste sistema.

 

Agora já sabes o que significa o símbolo STEM que aparece nos nossos brinquedos! Achaste interessante? Se tiveres alguma dúvida ou se quiseres que falemos sobre algum assunto específico, escreve nos comentários. Diverte-te a aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *