Fomos alvo de ondas gravitacionais! Será que vamos ser engolidos por um buraco negro?

buraco negro

O buraco negro que está na origem das ondas gravitacionais tem 49 vezes a massa do Sol e surgiu há 3000 milhões de anos! As observações que procuram ondulações no espaço e no tempo vão continuar durante o Verão… Será motivo de alarme, cientista?

O que são ondas gravitacionais?

As ondas gravitacionais são deformações no tecido espaço-tempo do universo, cuja existência tinha sido prevista na Teoria da Relatividade Geral de Einstein. De acordo com o físico alemão, a matéria e a energia podiam distorcer o universo. Um corpo de grande massa podia deformar a geometria do universo, da mesma forma que uma bola de ferro deforma uma almofada quando pousada em cima dela! A curva que esse corpo deixa na geometria do universo seria a gravidade, cientista!

Mas… Como funcionam as ondas gravitacionais? E por que estas podem ser tão perigosas?

Sabias que se dois corpos de grande massa chocarem, irão formar-se ondas no tecido espaço-tempo (tal como as ondas sísmicas), que viajam à velocidade da luz (300.000.000 m/s) pelo vazio?

Essas são as ondas gravitacionais, capazes de alterar o fluxo do tempo! De acordo com as explicações dos cientistas, as ondas gravitacionais podem viajar numa direção, comprimindo o universo, e na direção inversa, com o efeito contrário! O que significa que a matéria tem capacidade para alterar o fluxo do tempo e a geometria do espaço.

 

A explicação dos cientistas!

Os cientistas detectaram, pela terceira vez, o fenómeno das ondulações no espaço e no tempo, previsto por Einstein há 100 anos e só recentemente confirmado. Tal como aconteceu nas duas vezes anteriores, as ondas foram produzidas quando dois buracos negros colidiram e formaram um só, maior. O novo sinal foi recebido a 4 de Janeiro deste ano e a revelação foi feita esta quinta-feira, dia 31 de Maio.

 

O que é um buraco negro?

Um buraco negro é uma estrutura muito compacta que possui uma enorme quantidade de massa. Na verdade, o buraco negro é um ponto no Espaço: um ponto que possui, no mínimo, dez vezes a massa do Sol! Consegues imaginar o quão grande é?

Existem muitos mistérios que envolvem os buracos negros que a ciência ainda não conseguiu esclarecer… Mas sabemos que nada consegue escapar à atração de um buraco negro, nem a luz! O resultado disso, é que ninguém sabe o que existe no interior de um buraco negro, porque não se pode olhar lá dentro! Mesmo que alguém ou alguma coisa que está dentro do buraco negro mande um sinal, um grito, um raio de luz, a mensagem nunca vai conseguir sair de lá… Que mistério…!

 

Buraco negro… Vamos ser engolidos por um?!

A Science4you dá-te sempre boas notícias! Por enquanto, podemos respirar de alívio! Bem sabemos que o Espaço é uma “caixinha de mistérios por descobrir”… E tu também te podes tornar um cientista, estudando sobre o Sistema Solar  e ajudares os grandes cientistas a desvendar o Mundo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *