Porque é que os Reis Magos ofereceram Ouro, Incenso e Mirra ao Menino Jesus?

Cientista, sabes porque é que os Reis Magos ofereceram Ouro, Mirra e Incenso ao Menino Jesus? E sabes o que é que cada uma dessas ofertas significa? Hoje desvendamos esse mistério!

 

Os três Reis Magos

Reza a lenda que os Reis Magos fizeram uma longa viagem para irem conhecer o Menino Jesus, pelo que só conseguiram chegar a Belém no dia 6 de Janeiro. Sabes que é por este motivo que no dia 6 de Janeiro se comemora o Dia de Reis?

Segundo a tradição cristã foi a Estrela de Belém, também conhecida como Estrela de Natal, que revelou o nascimento de Jesus aos Três Reis Magos e que os guiou até à manjedoura onde se encontrava o Menino.

 

Cientista, ainda te recordas dos nomes dos 3 Reis Magos?

Supõe-se que eram três pelo número de presentes oferecidos ao Menino Jesus, contudo só ganharam esta denominação 800 anos após o nascimento do Messias!

Belchior era o Rei da Pérsia e a sua oferenda foi o Ouro que simboliza a realeza; Gaspar era o Rei da Índia e ofereceu incenso atribuindo-lhe divindade, e por último, Baltazar que era o Rei da Arábia, ofereceu a mirra que representava a imortalidade.

Mas sabes que Gaspar, Baltazar e Belchior podiam não ser Reis? É verdade, ou pelo menos não o serem com o significado que actualmente conhecemos. Mas também não seriam magos, porque as suas capacidades nada teriam a ver com magia. O termo “mago” era usado para adjectivar os homens sábios e eruditos daquele tempo, principalmente aqueles que desenvolveram os conhecimentos sobre os corpos celestes.

 

Cientista, mas sabias que foi devido a estas 3 ofertas aquando do nascimento de Jesus, que herdámos a tradição de trocar prendas nesta época festiva? Por este motivo é que em países como Espanha, se procede à troca de prendas só no dia 6 de Janeiro.

Atualmente, os Reis Magos fazem parte das tradições de Natal, nomeadamente pelas suas figuras, que são colocadas junto ao presépio.

 

Curiosidades:

  • O presépio foi uma criação de São Francisco de Assis.
  • Em português dizemos Feliz Natal, mas a mesma frase é repetida em diversos idiomas:
    • Francês – Joyeux Noel;
    • Inglês – Merry Christmas;
    • Alemão – Frohe Weihnachten;
    • Espanhol – Feliz Navidade;
    • Italiano – Buon Natale;
    • Polonês – Wesotych Swiat.
 
 

Agora que já conheces um pouco mais sobre os Rei Magos, achaste este artigo interessante? De certeza que vais partilhar estas curiosidades com os teus familiares e amigos!

Fica atendo ao blog, porque vamos continuar desvendar mais temas que iram, ser sem dúvida, do teu agrado!


Descobre AQUI todos brinquedos educativos e científicos da Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *