Vamos fazer ovos nus!

Cientista, queres aprender a fazer ovos nus? Se nunca viste um ovo destes, está na hora de experimentares e começares a fazer o teu! 

Um ovo nu é um ovo sem casca. Se usarmos vinagre, podemos dissolver a casca do ovo sem partir a membrana que contém o ovo. Vamos lá descobrir como se fazem estes ovos…

 

ovos nus Science4you

 

 

O que preciso?

  • Alguns ovos
  • Vinagre branco
  • Um recipiente grande que dê para guardar todos os ovos e a tampa do recipiente
  • Uma colher grande

 

O que faço?

    1. Coloca os ovos no recipiente para não se tocarem.
    2. Adiciona vinagre suficiente para cobrir os ovos. Vê as bolhas que se formam sobre os ovos. Cobre o recipiente, coloca-o no frigorífico e deixa-os repousar no vinagre durante 24 horas.
    3. Usa a colher grande para tirar os ovos do vinagre. Tem cuidado porque a casca do ovo já se foi dissolvendo, por isso a membrana pode ser a única coisa que mantém o ovo junto. E ela não é tão resistente como a casca.
    4. Com muito cuidado, despeja o vinagre. Coloca os ovos de novo no recipiente e cobre-os outra vez com vinagre. Depois deixa os ovos no frigorífico mais 24 horas.
    5. Tira os ovos de novo e lava-os com cuidado. Se a membrana se tiver partido, deixando o ovo sair por fora, coloca-o no lixo.
    6. Quando estiveres pronto, vais ter um ovo sem casca. Parece um ovo, mas é translúcido e a membrana é flexível quando o apertas. Muito fixe!

 

O que acontece?

Quando mergulhas um ovo no vinagre, a casca dissolve-se. O vinagre contém ácido acético que separa os cristais de carbonato de cálcio sólido que formam a casca do ovo, em cálcio e o carbono. Os iões de cálcio flutuam livremente, enquanto o carbonato vai fazer o dióxido de carbono e forma aquelas bolhas que viste.

 

Cozinha com Ciência - Science4you

 

Então Cientista, o que achas de te aventurares na cozinha? Com a Cozinha com Ciência tens uma grande variedade de experiências que podes fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *