Porque é que ficamos com “pele de galinha”?

Porque é que ficamos com “pele de galinha”?

Cientista, certamente que já tiveste aqueles arrepios esporádicos e reparaste que ficaste com “pele de galinha”. Sabes porque é que isso acontece? Nós explicamos-te.

 

A pele do corpo humano é composta por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. Cada uma destas camadas é distinta e tem funções diferentes.

A hipoderme é a camada com o papel mais importante na reacção da “pele de galinha”. As suas funções são a alimentação e o intercâmbio calórico do corpo humano. Nesta camada existem as glândulas sudoríparas, tecido adiposo, os folículos pilosos e uma musculatura fina. Quando esta última se contrai, provoca a elevação dos pelos do corpo que, por consequência, causa a famosa “pele de galinha”.

 

Sabias que também chamam à Queratose Capilar “pele de galinha”?

A queratose capilar é um problema estético, mas de condição benigna, de origem genética. Esta “pele de galinha” surge em consequência dos tampões formados pela queratina, que é uma proteína da pele, nos folículos pilosos.

Podem surgir algumas lesões elevadas da pele, às quais se dá o nome de pápulas.  Estas podem ser de cor vermelha, cor de café ou violeta. Estas lesões podem surgir em diversas zonas do corpo como costas, braços, rosto e coxas.

A queratose capilar não apresenta sintomas. Em alguns casos, pode estar presente durante longos períodos de tempo ou até uma vida.

 

Curiosidade:

A “pele de galinha” não acontece somente quando estás com frio, existem ruídos, por exemplo passar o giz numa ardósia, que nos provocam arrepios. De acordo com um estudo realizado pela Drª Yael Adler acredita-se que a nossa pele é capaz de “ouvir” em zonas como a nuca, mãos e principalmente nos tornozelos. Neste estudo foi possível observar-se a capacidade dos participantes em identificar os sons que foram emitidos junto dessa zona, mesmo quando estavam a utilizar auscultadores. Concluiu-se também que se a zona em questão tiver pelos, ouve-se melhor que sem.

 

 

– Science4you –

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *