Decorar um Pinheiro: De onde veio esta tradição de Natal?

Decorar uma árvore é uma das várias tradições que caracteriza o Natal. Nesta época, a presença de um pinheiro enfeitado com belas luzes e coloridos enfeites dá uma outra vida às casas, às ruas e até mesmo aos centros comerciais.

 

Mas porque é que este ritual nos faz entrar no espírito natalício?

Existem muitas histórias e várias lendas que contam a origem desta prática e dos significados que ao longo dos tempos lhe têm sido atribuídos.

 

A Tradição de Decorar um Pinheiro

O costume de decorar pinheiros não é recente: os povos antigos tinham por hábito enfeitar árvores em datas comemorativas. Para eles o pinheiro representava a vida e a esperança, por ser uma árvore resistente que mantinha o verde e a beleza mesmo durante o Inverno. Mas esta prática não era ainda associada ao Natal (até porque este não existia).

O primeiro uso documentado de uma árvore nas celebrações de Natal e de Ano Novo foi em 1510, na Letónia. Ainda hoje podemos encontrar na praça da cidade de Riga uma placa que assinala o local exato onde o pinheiro este exposto.

Decorar um pinheiro no Natal tornou-se popular em 1846, graças à Rainha Victoria e ao príncipe alemão Albert. Quando os monarcas apareceram no Jornal de Londres com os seus filhos em torno de uma árvore de Natal, imediatamente tornou-se moda – não só na Grã-Bretanha, mas em todos os países de língua inglesa, espalhando-se depois para outras partes do mundo.

 

Em Portugal a aceitação da árvore de Natal é relativamente recente. Até aos anos 50 era mal vista pela população, especialmente no meio rural.  Assim, durante muito tempo o presépio foi a única decoração de Natal. Contudo, hoje em dia, a tradição de decorar um pinheiro de Natal já está enraizada na nossa cultura. Para a maioria das famílias este ritual natalício realiza-se todos os anos no dia 1 de Dezembro.

 

 

Pinheiro Bombeiro

Este ano, damos-te a conhecer uma alternativa solidária para a tua árvore de Natal: o Pinheiro Bombeiro.

Sabias que 80% dos Bombeiros em Portugal são voluntários? Infelizmente nem sempre contam com o material adequado (máscaras, luvas, fatos etc). Ao alugares um Pinheiro Bombeiro, estarás a contribuir directamente para a compra de material profissional para estes heróis.

Além disso, estarás a ajudar a prevenir incêndios! Os pinheiros utilizados nesta iniciativa foram cortados com o objetivo de manter o terreno limpo. Ao alugares um Pinheiro Bombeiro em tua casa, estás a evitar a disseminação de incêndios, a prevenir o combate ao fogo e a dar-lhe uma nova vida.

No final da época natalícia, devolves o teu Pinheiro Bombeiro para que seja transformado em biomassa, oferecendo-lhe uma vida circular e angariando mais fundos para os Bombeiros.

 

Gostaste da ideia? Aluga o teu pinheiro e contribui para esta causa solidária!

 

Queres aprender mais o Natal e as suas tradições? Continua a ler o nosso blog:

 

Porque é que os Reis Magos ofereceram Ouro, Mirra e Incenso ao Menino Jesus?

Porque é que celebramos o Dia de Reis?

 

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *