Porque é que os humanos falam e os animais não?

Cientista, gostas de animais? E tens animais de estimação? Então já reparaste que eles não falam, com certeza! Vamos então perceber o porquê?
 

Porque é que os humanos falam e os animais não?

 

Desde Quando é que Temos Animais de Estimação?

A domesticação começou há mais de 500.000 anos, na era glacial. Diferentemente da domesticação de animais de hoje em dia, os nossos antepassados usavam os animais principalmente para caçar.

As teorias apontam que alguns lobos andavam atrás dos homens para se aproveitar dos restos de comida. Instintivamente eles perceberam que ao lado das tribos teriam alimento fácil e passaram a dividir o território. Com os lobos por perto, os homens viram que estavam mais protegidos de ataques de outros animais então permitiram a aproximação.

Com o tempo, os filhotes das gerações futuras dos lobos não caçavam mais sozinhos e tinham o homem como única fonte de alimentos. Foi aí que começou uma das amizades mais longas e sinceras do planeta: o cão e o homem.

Os gatos que conhecemos hoje, são evoluções dos gatos-selvagens africanos. Eles foram domesticados há mais de 5.000 anos a.C., no Antigo Egito. Eram tratados como membros da família por serem capazes de controlar pragas como ratos dentro das casas.

A beleza dos gatos era admirada e os egípcios diziam que eles tinham “poderes mágicos”. Na concepção deles o animal seria uma reencarnação da deusa Bastet, responsável pela fertilidade e pela proteção das mulheres. Por isso os gatos eram tratados da melhor forma possível. A prática se espalhou pelo mundo, tornando-os animais de estimação.

 

 

Então porque é que nós falamos e eles não?

Os animais não têm muito desenvolvidas as partes do cérebro necessárias para a linguagem. Alguns deles conseguem entender-nos mas conseguir falar de volta.

Alguns estudos confirmam uma certa capacidade para linguagem sim, mas não de forma completa. Os papagaios, por exemplo, são aves inteligentes que usam o canto como forma de comunicação. Quando criados em cativeiro conseguem reproduzir o som da voz humana. Eles conseguem imitar o que ouvem, além da sua capacidade intelectual de memorizar e processar as informações, mas mesmo assim eles não conseguem conversar, só imitando algo que memorizaram.
 

Curiosidades:

  • Se tiveres um cão, sabias que ele sabe reconhecer como te sentes, se estás triste ou feliz, pela tua voz?
  • Sabias que os cães conseguem perceber até mais ou menos 200 palavras tuas?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *