Porque ficamos vermelhos quando temos vergonha?

Falar em público, ouvir alguma coisa bonita, fazer algo de errado, cair em frente a muita gente, ver alguém que gostamos… Tudo isto são situações em que, de uma maneira ou de outra, ficamos envergonhados e, todos nós, já tivemos alturas em que nos quisemos esconder de tanta vergonha que tínhamos.

 

Hoje vamos explicar-te porque é que nesses momentos ficamos tão vermelhos que parece que vamos explodir!

 

Uma mistura de sangue e de adrenalina…

Cientista, ficar corado é uma acção involuntária que ocorre quando o cérebro percebe que algo não está bem… Ao ficarmos envergonhados, os nossos batimentos cardíacos aumentam, o que faz com que exista uma dilatação dos nossos vasos sanguíneos que liberta adrenalina. Ou seja, a adrenalina sentida durante o momento provoca a dilatação dos vasos sanguíneos na face o que faz com que fiquemos vermelhos.

Mas porque é que ocorre dilatação? Bem, a dilatação ocorre porque existe uma libertação de hormonas, os vasos sanguíneos expandem porque existe a necessidade de melhorar o fluxo de sangue e o transporte de oxigénio.

 

O nosso corpo é quem manda!

Tal como já explicámos, ficar corado é uma acção involuntária. Mas sabes quem comanda essa acção, cientista? Chama-se sistema nervoso simpático. O sistema nervoso simpático é um dos componentes do nosso sistema nervoso autónomo que é responsável pelo controlo das acções involuntárias do nosso corpo. Por isso, por muito que nos esforcemos para tentar contrariar algumas das nossas acções é impossível fazê-lo – O corpo é quem manda, cientista!

 

Sabias que…

Podemos ficar corados durante apenas alguns minutos ou até horas, tudo depende de quanto tempo o nosso corpo demora a voltar ao normal.

 

Curiosidades sobre o sistema nervoso

Agora que já sabes o porquê de ficarmos envergonhados, vamos contar-te algumas curiosidades sobre o sistema nervoso:

  • O cérebro está dividido em dois hemisférios o esquerdo e o direito – O lado esquerdo controla o lado direito do corpo e o direito controla o lado esquerdo do corpo:
  • Com o passar dos anos vamos perdendo neurónios;
  • Alguns tipos de chá, cafeína e chocolate estimulam o sistema nervoso autónomo;
  • Cerca de 20 % do oxigénio que consumimos vai para o nosso cérebro.

 

Cientista, o nosso cérebro é um órgão muito complexo e é responsável por todas as nossas acções e, ficar corados é uma delas! Hoje descobrimos a razão para isto acontecer por isso, da próxima vez que isto acontecer já sabes o que se está a passar com o teu corpo.

Science4you

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *