Qual a origem do símbolo da paz?

Quantas vezes já viste o símbolo da paz em t-shirts, bandeiras, paredes, entre outros? Quando vemos este símbolo, todos pensamos em paz, mas o que é que este símbolo significa em concreto? Quem o inventou e quando? Hoje cientista, vamos contar-te tudo sobre os segredos escondidos desta figura, uma vez que hoje se celebra o Dia Internacional da Paz!

 

Quantos símbolos da paz existem?

Até hoje já deves ter visto muitos símbolos da paz, como a pomba branca com um ramo de oliveira, a imagem com origens judias-cristãs e a CND (Campanha pelo Desarmamento Nuclear), normalmente conhecido como o símbolo do “Hippie”. No entanto, há muitos outros, como o Tubo da Paz, usado pelos nativos americanos (mais conhecidos como índios) para estabelecer a paz entre duas tribos; o “Senbazuru” do Japão, cuja lenda diz que uma grua concederá um milagre para quem conseguiu criá-los e que se tornou mais popular depois de uma menina desejar superar a sua doença causada pela radiação de uma bomba atómica; o círculo de três pontos, usado pelos barcos como um símbolo de rendição e paz; e muitos outros. Interessante, não é cientista?

Qual a origem desses símbolos da paz?

Embora haja um número infinito de símbolos de paz, há essencialmente dois que são mais conhecidos: a pomba branca e o símbolo do hippie, mas … por quê?

A Pomba Branca

O símbolo da pomba branca é um dos símbolos de paz mais conhecidos! No continente europeu essencialmente, devido às suas origens, uma vez que estas são as duas religiões predominantes neste continente. A sua origem encontra-se na Bíblia, mas só em 1949 é que se tornou símbolo da paz, após a Segunda Guerra Mundial. Pablo Picasso foi quem desenvolveu este símbolo, quando pintou algumas sobre o tema Paz. Para além disso, uma das suas pinturas foi imagem principal de um Congresso Mundial da Paz em 1949.

A Campanha para o Desarmamento Nuclear

Em relação ao símbolo CND (Campanha para o Desarmamento Nuclear), foi criado para uma proposta diferente. O seu autor, Gerald Holtom, criou-o como um símbolo para representar a luta pelo desarmamento de um armamento nuclear da indústria nos arredores de Londres em 1958. No entanto, começou logo a tornar-se popular! O movimento Hippie começou a usá-lo para lutar contra o racismo e a Guerra Vietnam, e transformou-o num símbolo pacifista. Mais tarde, os punks e outros grupos também o usaram, sendo atualmente considerado um símbolo de paz universal.

Curiosidades:
  • O símbolo CND foi originalmente criado com apenas um cartão e palitos.
  • Olhando para o alfabeto da bandeira marinha, o significado do símbolo CND é um “N” e “D” sobreposto.
  • Acredita-se que os antigoss egípcios usaram um ganso como um símbolo de paz.
  • A palavra “calumet” (origem francesa) também é usada para se referir ao Tubo da Paz.
  • O Círculo de Três Pontos foi estabelecido como uma bandeira da paz no Acordo de Paz de Roerich em 1935.

Agora que já conheces um pouco mais sobre os diferentes símbolos de paz, podes fazer algo mais cientista … usa-os! Comemora o Dia Internacional da Paz e perdoa aqueles com quem estás chateado!


Descobre AQUI todos brinquedos educativos e científicos da Science4you!


Continuas curioso? Continua a ler:

Quem foi Nelson Mandela e qual foi o seu legado?

Aniversário de Gandhi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *