Quanto pesam as nuvens?

Cientista, alguma vez te questionaste acerca de quanto pesam as nuvens? Será que são leves como algodão ou mais pesadas que elefantes? Hoje desvendamos-te todos os segredos das nuvens! Vem descobri-los!

 

Constituição…

Cientista, antes de mais achamos importante contar-te um pouco acerca da constituição destes farrapos de algodão, para melhor entenderes o porquê do peso deles.

As nuvens são feitas de gotas de água e/ou pequenos cristais de gelo que se encontram na atmosfera. Normalmente, o céu encontra-se repleto de água, mas nós não conseguimos percepcionar isso pois são partículas demasiado pequenas para serem observadas a olho nu. Assim sendo, essa água transforma-se em vapor de água e dá origem às mais variadas nuvens!

 

As nuvens…

Bem cientista, quando olhamos para o céu e vemos aqueles lindos farrapos de algodão a passear livremente, a primeira coisa que pensamos é em dar asas à nossa imaginação. Será aquela mais parecida com um leão? Ou parece um coala preguiçoso? Na verdade, se olharmos com atenção, estes pequenos gigantes têm muito mais para nos contar do que apenas a sua forma!

Como te explicamos anteriormente, as nuvens podem ser constituídas por partículas de água ou por cristais de gelo, isto depende se se encontram mais acima na atmosfera ou mais próximas do solo. Quando se encontram mais acima (6km de distância ou mais do solo) normalmente são constituídas por gelo, mas quando se encontram entre 2km a 6km do solo, aí já costumam ser constituídas por água no estado líquido ou vapor de água.

 

 

Peso…

Como algumas nuvens são constituídas por gelo, é expectável que estas sejam as nuvens mais pesadas. Pois bem cientista, consegues acreditar que estes “farrapinhos de algodão” podem chegar a pesar o mesmo que 200 mil elefantes?? Mas as surpresas não ficam por aqui! Uma nuvem simples, daquelas branquinhas que podes ver num belo dia de verão pode chegar a pesar 5 toneladas, ou seja, o mesmo peso que 100 elefantes!

 

Como se forma a chuva…

Depois de tudo isto, ficámos com uma dúvida… Se as nuvens são constituídas por água e gelo, então porquê que não está sempre a chover quando vemos uma nuvem no céu? A explicação é simples cientista, as nuvens são menos densas que o ar que se encontra na atmosfera. Assim sendo, quando a densidade das gotas de água que constituem a nuvem aumenta, esta torna-se mais pesada, e graças ao efeito da gravidade começa a desfazer-se e começa a chover!

 

Curiosidades…

  • Existem diferentes tipos de nuvens. Normalmente a sua designação segue dois critérios: ou são denominadas pelo local onde se encontram, ou pela forma que apresentam.
  • Sabias que à noite as nuvens refletem o calor da Terra, e mantêm o solo quente?
  • O estudo das nuvens é bastante importante para melhor entender o clima da Terra.
  • A NASA usa satélites no espaço para estudar as nuvens.
  • Júpiter tem nuvens feitas de um gás chamado amónia.
  • Marte tem nuvens idênticas às que existem na Terra, feitas de água.

 

Science4you

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *