Quantos triângulos vês? Temos a solução do enigma!

Ontem, a Internet parou com o novo enigma feito por  Kumar Ankit! A Science4you  também te lançou  este desafio no nosso facebook, cientista! E foram inúmeras as soluções apresentadas por todos… Hoje vamos ver quem foram os mais atentos e que conseguiram acertar em cheio no número de triângulos apresentados!

 

Como tudo começou…

Cientista, este desafio foi lançado no início de Julho, por  Kumar Ankit, num site de desafios matemáticos. Porém, apenas nos últimos dias se tem tornado num fenómeno da Internet.  A pergunta é muito simples: Quantos triângulos conseguem ver na imagem? No entanto, esta simples questão parece dividir a opinião do público. Hoje vamos mostrar-te a solução para o enigma dos triângulos.

 

Equilátero, Isósceles, ou Escaleno

Triângulos são figuras geométricas com três lados. Existem três tipos de triângulos os equiláteros, isósceles e escalenos:

 

  • Triângulo equilátero apresenta todos os lados iguais;
  • Triângulos isósceles apresentam apenas dois lados com a mesma medida ou seja, que tem lados iguais;
  • Triângulos escalenos todos os seus lados são diferentes.

 

Esta é uma das razões pelas quais esta imagem gera tantas opiniões diferentes, pois na imagem conseguimos ver mais triângulos do que o habitual triângulo equilátero.

 

E a solução é….

Martim Silvertant, um utilizador do site matemático parece ter chegado à solução para este enigma e partilhou uma imagem explicativa com o público.

 

 

Nesta imagem, podemos contar 24 triângulos, cientista! 24 Triângulos é a resposta correcta para este enigma mas não ficamos por aqui…

Na versão original da imagem, podemos ver também a assinatura do autor do desafio. Na sua assinatura podemos também entender que existe um triângulo quando o autor escrever a letra “A” criando a hipótese de efectivamente existir mais um triângulos fazendo da resposta final 25 e não apenas 24.

 

No entanto, na imagem partilhada ontem não constava a assinatura do autor, por isso 24 é a opção correcta! 

O que achaste deste desafio cientista? Esperamos que te tenhamos ajudado a entendê-lo melhor e que tenhas aprendido mais sobre triângulos!

 

– Science4you-

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *