Rapunzel e a Ciência do Cabelo

No clássico conto de fadas, a princesa Rapunzel está presa no alto da torre, e mal o príncipe diz “Rapunzel, Rapunzel, solta a tua trança”, ela solta-o e ele sobe para a resgatar. Mas Cientista, alguma vez te perguntaste se a trança da Rapunzel podia mesmo ser tão tão longa e aguentar com um príncipe? A ciência diz-nos que sim! Vamos descobrir como?

A Rapunzel é uma princesa conhecida pelos seus longos cabelos, numa trança forte que desce a torre. E apesar de esta ser apenas uma história de encantar, há um pouco de verdade nesta força do cabelo! A ciência descobriu que o cabelo é mesmo algo super forte, o que o pode transformar numa corda de salvamento. O desafio era mesmo conseguir que crescesse tanto!

Muitos cientistas estudaram a força do cabelo, e descobriram coisas incríveis!

Um único fiozinho de cabelo pode ter uma força de 200 megapascals. Calma Cientista, explicamos já! A pressão é medida em pascais, e ajuda-nos a perceber quanta carga pode levar antes de quebrar. Um pascal é então a quantidade de massa que algo pode levar por metro quadro de material. Consegues imaginar quantos quilos pode ter um metro quadrado de cabelo? O mesmo que 3000 elefantes (cerca de  20.000.000 quilos)!

Outros estudos mostraram também que a força de um cabelo pode ser comparada com a força que fazemos quando tentamos segurar um saco das compras só com um dedo. Impressionado, Cientista?

Um fio de cabelo humano é constítuido pela cutícula, parece as escamas de um peixe, é uma camada protetora do cortéx. É a cutícula que dá o brilho e a textura ao cabelo, e tem até 8 camadas de células umas sobre as outras. O cortéx é oque está lá dentro e dá a resistência, a elasticidade e a forma (liso ou encaracolado).

Estrutura de um fio de cabelo

E se virmos ainda mais pequenino, encontramos as cadeias de proteínas, feitas de moléculas e de átomos ligados. Estas ligações são como umas molas, que quando esticamos muito se partem. Mas, como a Rapunzel tinha uma trança, ajuda a que não se parta tão facilmente porque a força é distribuída. Afinal, juntos somos mais fortes (como o cabelo)!

Os cientistas descobriram até que a força de 1000 cabelos podem suportar um adulto de 80kg. Por isso, o príncipe podia mesmo subir pela trança da Rapunzel.

Mas só há um problema Cientista! O cabelo demora muito tempo a crescer. Por ano, o cabelo humano pode crescer cerca de 15cm. Se a Rapunzel estivesse presa numa torre de de 10 metros, ia demorar cerca de 66 anos até ter cabelo suficiente para o príncipe chegar até ela!

 

 

Queres saber mais sobre os princípios físicos e químicos do que nos rodeia, Cientista? Descobre tudo com o Ciência Incrível – Física e QuímicaDiverte-te a aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *