Sabes como se forma um arco-íris?

Sabes como se forma um arco-íris?

Cientista, sempre que vês chover e está Sol ao mesmo tempo, pensas logo que vai surgir um arco-íris, mas sabes como é que este se forma?  Continua a ler o nosso blog para descobrires a resposta a esta pergunta.

 

No post do blog sobre o Sol explicámos-te que um raio de luz é a junção de diferentes cores (vermelho, amarelo, anil, verde, laranja e azul).

O físico Isaac Newton foi o responsável por esta descoberta.  Ao observar um raio de luz a atravessar um cristal ou um prisma ótico, este dividia-se nas sete cores. Newton chamou a este efeito Dispersão ou Decomposição da Luz.

O fenómeno do arco-íris acontece de uma forma idêntica. Quando está a chover, os raios de luz do Sol refletem e refratem-se no interior das gotas da chuva, voltando novamente ao ambiente em várias cores.

Para podermos apreciar este fenómeno é preciso estarmos no lugar certo e à hora certa e, é por ser tão raro que há a crença do tesouro no final do arco-íris.

As horas ideais são ao início da manhã e ao final da tarde, pois a estas horas os raios solares atingem as gotas da chuva no ângulo certo. A melhor posição para poderes ver o arco-íris é estares de costas para o Sol e de frente para um horizonte com chuva.

 

Sabias que é possível formarem-se dois arco-íris?

Quando as cores do arco-íris são bastante visíveis, a probabilidade de se formar um segundo arco-íris é alta. O arco-íris principal ou primário é o que está mais visível e que se encontra mais próximo de quem o vê. O arco-íris secundário, para alem de ser o que está mais distante, as suas cores estão menos visíveis e estão de ordem invertida em relação ao principal.

 

Curiosidade:

Todas as pessoas gostam de ver os arco-íris, mas quando chega a hora de dizer quais são as suas cores e qual a ordem, não se recordam.

Felizmente, inventou-se uma simples frase que ajuda a memorizar as cores e a sua ordem:

Vermelho LA VAI Violeta

Vermelho – Laranja – Amarelo – Verde – Azul – Índigo (Anil) Violeta

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *