Sabias que os mexilhões são amigos do ambiente?

Cientista, sabias que os mexilhões nos podem ajudar no combate à poluição? Ficaste curioso? Então continua a ler!  

Porquê os mexilhões? 

Diversos cientistas e ativistas têm defendido a utilização dos mexilhões como agentes naturais de despoluição, dando rentabilidade à sua capacidade de filtragem da água, para que desta maneira consigam ajudar a retirar o excesso de nutrientes, como azoto ou fósforo. A este processo damos o nome de eutrofização.

Cientista, sabias que estão a ser encontradas elevadas concentrações destes nutrientes em rios e estuários?

É verdade, este fenómenos está directamente relacionado com a atividade humana e pode levar à formação de autênticas florestas de algas, já imaginaste? Estas algas iriam consumir grande parte do oxigénio presente na água e podiam tornar quase impossível a sobrevivência de qualquer outra vida aquática.

Como se descobriu que os mexilhões têm esta capacidade?

De forma a conseguir testar esta hipótese, os cientistas colocaram uma espécie de jangada com mexilhões num estuário junto de uma zona industrial nos Estados Unidos.

Na primavera seguinte a jangada foi retirada e procedeu-se à analise dos moluscos. Os cientistas concluíram que estes estavam saudáveis e que tinham uma grande quantidade de um isótopo local de azoto, o que indicava que removiam o azoto da água.

Tendo em conta este estudo, os investigadores fizeram a estimativa de que uma jangada de mexilhões possui a capacidade de filtrar uma média diária de 11 milhões de litros de água, e consequentemente remover da água cerca de 150 quilos de partículas, como a poeira, a fuligem e cerca de 60 quilos de azoto.

 Curiosidades:

  •  Um mexilhão adulto filtra, por dia, cinco vezes um garrafão de 20 litros de água.
  • Os mexilhões com 6 ou 7 meses de idade possuem dois picos de reprodução por ano (primavera e outono). 

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *