Matemática Fascinante: A Sequência de Fibonacci

Alguma vez contaste quantas pétalas têm as flores? Ou quantos galhos saem do tronco de uma árvore? Ou o número de braços que temos e quantos dedos temos nas mãos?

Se prestares atenção vês que temos 1 tronco, 2 braços e 5 dedos em cada mão. E porque é que estes números são interessantes? Todos seguem a Sequência de Fibonacci! Podes construí-la tu mesmo, só tens de somar cada número da sequência com o número imediatamente anterior e, desta forma, obterás o número seguinte. Assim, a série de números começa a tomar a seguinte forma: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377…

 

FIBONACCI

 

É um série infinita e podes calcular quantos números quiseres até te fartares – porque nunca acaba!

Para além disto, se dividires cada número da sequência pelo número anterior, vais ver que começas a obter um número cada vez mais próximo de 1.618… Este número é chamado de número áureo (ou número de ouro).

O número áureo representa uma proporção presente na natureza, nas plantas, nos animais e até no próprio corpo dos seres humanos.

Não acreditas? Comprova tu mesmo!

Mede a tua altura e divide esse número pela distância que vai desde o chão até ao teu umbigo. Qual foi o resultado que obtiveste? Será coincidência?

Agora experimenta com outras medidas: mede a distância entre o teu ombro e o dedo médio da tua mão e de seguida divide esse número pelo valor da distância entre o cotovelo e a ponta do dedo.

Surpreendido? Procura esta relação nos objetos que te rodeiam, podes começar por observar, por exemplo, as pétalas das flores e as espirais das conchas dos moluscos!

A matemática é fascinante não é?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *