Sabias que o Sol é branco e não amarelo?

Certamente que já “tentaste” olhar para o Sol e ficaste a pensar que este era amarelo. Na realidade, Cientista, o Sol é branco, sabes porquê? Continua a ler e ficarás a saber.
Isaac Newton, foi o físico que descobriu que a luz branca era a junção de diferentes cores (vermelho, amarelo, anil, violeta, verde, laranja e azul). O físico fez esta descoberta observando um raio de luz branca a atravessar um cristal ou um prisma óptico acabando por se dividir em sete cores. A este efeito chamou-lhe de Dispersão ou Decomposição da Luz.
O Sol funciona de uma forma idêntica. A atmosfera da Terra funciona como um filtro para os raios solares, separando os vermelhos e violetas, dando a sensação de que o Sol é amarelo.

Porque é que o céu muda de cor conforme a posição do Sol?

A cor do céu, tal como o Sol, altera a sua cor. Como o comprimento dos raios solares é diferente, a atmosfera filtra os raios de acordo com a posição do Sol, pois estes têm comprimentos de onda diferentes. Por exemplo, quando o Sol está no seu ponto mais alto, por volta das 12h, os raios que conseguem atravessar a atmosfera são o azul, anil e violeta, fazendo assim com que vejamos o céu azul.

Sabias que o Sol traz bastantes benefícios para a saúde?

O Sol traz muitos benefícios para a saúde das pessoas. Por exemplo Cientista, sabias que o Sol é a principal fonte de produção de vitamina D, que ajuda a aumentar os níveis do cálcio no organismo e a prevenir a formação de algumas doenças, tais como a osteoporose, doenças cardíacas e doenças auto-imunes (artrite reumatóide,…).
Ajuda também a diminuir o risco de depressão, aumentando a produção de endorfina pelo cérebro, promovendo assim a sensação de bem-estar. O Sol ajuda ainda a regular o sistema imunitário, ajudando a impedir a formação, ou até mesmo combater doenças da pele como a psoríase e dermatite atópica.
Quando nos expomos ao Sol também é preciso ter bastantes cuidados, como por exemplo, usar sempre protetor solar e o horário de exposição deverá ser de preferência antes das 10h e após as 16h.

Esperamos ter-te tirado todas as dúvidas, Cientista! Se quiseres saber mais sobre fatos interessantes da ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *