Como surgiu o Dia das Mentiras?

O dia 1 de Abril, mais conhecido como Dia das Mentiras, é o dia preferido das pessoas que gostam de pregar partidas aos amigos. Sabes qual é a origem deste dia, Cientista?

 

O Dia das Mentiras surgiu em França, no século XVI. Até a esta data, os Franceses guiavam-se pelo calendário Juliano, celebrando a passagem de ano a 1 de Abril. Mas, em 1564, o rei D. Carlos IX instituiu o calendário Gregoriano. Este calendário é o que utilizamos na atualidade, onde a passagem de ano é celebrada no dia 1 de Janeiro.

Esta mudança trouxe alguns protestos, pois nem toda a população estava de acordo. Naquela altura, os meios de comunicação também não eram rápidos e eficazes como hoje, fazendo com que grande parte da população não tivesse conhecimento desta mudança e se tornasse alvo de partidas pelas pessoas que estavam informadas. Estas partidas consistiam em receber convites para festas de Ano Novo que se iriam realizar no dia 1 de Abril. No dia, as pessoas chegavam ao local e era mentira.

Estas brincadeiras ficaram de tal forma virais que passaram a ser uma tradição não só em França como em todo o mundo.

 

Dia das Mentiras pelo Mundo

Este dia é comemorado em muitos países:

Em França, Itália e Bélgica, as pessoas celebram este dia tentando enfiar peixe de papel em alguém sem que eles percebam e gritando April Fish.

Na Dinamarca, o Dia das Mentiras é comemorado no dia 1 de maio e é chamado Maj-Kat.

Em Espanha e países de língua espanhola, o Dia das Mentiras celebra-se no dia 28 de Dezembro, o Dia dos Santos Inocentes.

Na Escócia, a tradição tornou-se num evento de dois dias. Este evento começava com “à caça do gowk (tolo)”, em que as pessoas enviavam bilhetes falsos. O segundo dia era o Tailie Day, que envolvia brincadeiras como colocar caudas falsas nas pessoas ou colocar bilhetes nas costas de alguém, com mensagens divertidas.

 

Nos dias de hoje, as pessoas esforçam-se bastante para criar partidas elaboradas para o Dia das Mentiras. Jornais, estações de rádio e TV e sites já participam na tradição através da criação de notícias falsas, de forma a brincar com o público.

As brincadeiras do Dia das Mentiras devem ser feitas por diversão e não destinadas a prejudicar ninguém. As melhores piadas são as inteligentes, onde todos riem, especialmente a “vítima”.

 

Cientista, também tu podes pregar grandes partidas aos teus amigos com a Fábrica de Partidas da Science4you! Aproveita este Dia das Mentiras e diverte-te com os truques científicos mais hilariantes! Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *