Vai chover…. ESTRELAS!!!

Chuva de Estrelas-01

Cientista, esta semana voltamos a estar de olhos postos no céu desta vez, para ver uma chuva de estrelas! Sabes o que são e porque acontecem as chuvas de estrelas? Hoje vamos explicar-te mais sobre este tema para ficares a saber tudo sobre este assunto!

 

 

Porque ocorrem a chuva de estrelas?

Já falamos anteriormente, aqui no blog sobre este fenómeno: Chuva de estrelas trata-se nada mais, nada menos, do que meteoros a entrarem em contacto com a atmosfera terrestre. Quando o asteróide atravessa a atmosfera, este começa a arder e, é esse o brilhante que vemos no céu, cientista. Mas não te preocupes, muito raramente tem impacto no solo.

 

Porquê hoje?

Na verdade cientista, todos os anos pelo mês de Agosto este fenómeno pode ser observado. E porquê todos os anos?  Quando o planeta Terra atravessa o rasto de um asteróide, alguns destes atravessam a atmosfera e ocorre uma chuva de estrelas cadentes. Neste caso, nesta altura do ano,  a Terra encontra-se a atravessar a órbita do cometa Swift-Tuttle o que origina as “Perseidas” – o nome dado à chuva de estrelas originada pela passagem no rasto do comenta Swift- Tuttle.

 

Mais de 100 oportunidades…

Este fenómeno é observado há mais de 2000 anos. Este processo começa em meados de Julho mas regista a sua maior actividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, quando podem ser visto mais de 100 estrelas cadentes por hora!! Não é incrível cientista?!  Oportunidades não te vão faltar, basta estar no sítio certo e de olhos no céu!

 

Curiosidades

  • As perseidas, são popularmente conhecidas como “lágrimas de São Lourenço” como forma festejo do Santo a 10 de Agosto;
  • Este fenómeno começou a ser observado no ano 36;
  • Vais conseguir ver este fenómeno astronómico entre 8 e 14 de Agosto com maior intensidade em locais onde não exista poluição luminosa.

 

E tu, cientista? Já viste alguma estrela cadente?

Nas próximas noites, reserva  algum tempo para olhar para o céu! Se tiveres sorte, de certeza que será um momento único. E se conseguires captar o momento não te esqueças de partilhar connosco as tuas fotografias 🙂

 

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *