Gestão de tempo e planeamento: work smarter not harder

Liderar uma empresa com mais de 400 colaboradores e presença global exige determinadas caraterísticas que são fundamentais para o bom funcionamento da organização, coordenação entre as equipas e entrosamento com parceiros, fornecedores e clientes.

A expressão “tempo é dinheiro” aplica-se aqui particularmente, e liderar com método é fundamental para que o tempo seja bem gasto e o planeamento eficiente.

Na Science4you gostamos de aplicar a máxima ‘work smarter not harder’. Com foco e eficiência tomamos as decisões mais inteligentes e acertadas para o negócio. Com empenho e cooperação alcançamos metas e atingimos resultados. Acredito que se todos os colaboradores tiverem esta visão no seu dia a dia de trabalho, se cria uma força de trabalho incrível e uma empresa saudável.

 

Aqui ficam algumas ideias que considero fundamentais para uma boa gestão de tempo e planeamento numa empresa, e que aplicamos na Science4you:

 

Clarificar quem faz o quê: é muito importante que numa organização os colaboradores saibam exatamente quais são as suas tarefas, com quem devem trabalhar diretamente e a quem devem reportar. Esta coordenação entre colaboradores e entre equipas é fundamental para o bom funcionamento da organização, para que as tarefas sejam realizadas com eficiência e para que o tempo não seja desperdiçado.

Confiar e delegar: com o crescimento de uma organização e o aumento do número de colaboradores, de tarefas e de responsabilidades é muito importante saber delegar. Confiar a vários “braços-direitos” as tarefas que há anos eram concentradas numa única pessoa não é fácil, mas é necessário para o bom crescimento da organização, evitando também a acumulação de tarefas e a desorganização.

Estabelecer metas: todos os colaboradores de uma empresa, independentemente da função que desempenhem, devem saber quais são as metas globais da organização e, concretamente, quais são os objetivos que são atribuídos às suas funções e ao cargo que desempenham.

Comunicar sempre: A comunicação e a transparência são elementos fundamentais para se criar uma cultura de trabalho positiva. Todos os colaboradores devem ter conhecimento de como se encontra a organização, bem como se as metas estabelecidas estão a ser alcançadas, para que desta forma o planeamento possa ser reajustado, se necessário. Para mim, a comunicação interna é fundamental, devendo ser o mais clara possível para garantir que todos rumam no mesmo sentido.

 

Ao longo destes dez anos como líder tenho promovido esta cultura junto de toda a equipa. Os resultados têm sido muito positivos e estamos muito entusiasmados com os desafios dos próximos anos.

 

Miguel Pina Martins, CEO e fundador da Science4you

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