Science4You – Práticas de gestão e motivação ao longo de uma década

Fonte: Dinheiro Vivo / Marta Velho

 

Há pequenos-almoços com o CEO a cada 15 dias e tardes de cerveja todas as sextas-feiras

 

O colorido das caixas que ocupam as prateleiras das fileiras da fábrica da Science4You alastra-se às paredes do escritório da empresa. Logo à entrada, estão afixados diversos folhetos em que o verde da marca é dominante. Além de avisos vários e das regras de segurança, estão as datas dos próximos eventos da companhia. Já na quarta-feira, dia 21, está marcado um pequeno-almoço de funcionários com o CEO. “Temos diversas iniciativas deste género. O bem-estar dos nossos colaboradores é uma preocupação constante”, conta o fundador Miguel Pina Martins.

 

O pequeno-almoço com o CEO ocorre quinzenalmente e acontece às 08h30 no Showroom, a sala onde estão expostos os brinquedos da marca. Pina Martins junta-se à conversa com oito trabalhadores, quatro da fábrica e quatro do escritório. É uma forma de ficar a perceber os problemas reais das equipas, mas não é a única aplicada pelo gestor. “Fazemos esporadicamente inquéritos para avaliar a felicidade interna bruta dos empregados. Os questionários são tanto identificados como anónimos.” No entanto, de acordo com os resultados afixados nas paredes, não há grandes diferenças entre os dois. A satisfação dos funcionários ronda os 70%-90%.

 

Na Science4You estimula-se ainda um hábito típico de multinacional norte-americana: o beer deck. Às sextas-feiras, ao final do dia de trabalho, todos se juntam para beber um copo e trocar dois dedos de conversa. Ontem foi o Christmas Beer Deck, o terceiro evento de Natal da empresa. É que já tiveram o tradicional jantar com toda a equipa e ainda o Hello Christmas, em setembro, quando arrancam as preparações para a época natalícia.

 

Leia a notícia completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *