Sabias que…há 2 tipos de plantas: plantas espontâneas e plantas cultivadas?

plantas

Numa quinta, tal como na natureza, existem 2 tipos de plantas: as plantas espontâneas, que nascem e crescem naturalmente, sem a influência do ser humano e as  plantas cultivadas, que são semeadas ou plantadas por este.

As plantas espontâneas são uma praga ou são bastante úteis?

Muitas pessoas pensam que as plantas que crescem naturalmente nos jardins ou quintas não têm utilidade nenhuma, mas na verdade, algumas delas têm poderes medicinais ou são excelentes para temperar a comida. Mostramos-te alguns exemplos de plantas espontâneas que são bastante úteis:

Dente-de-leão: quem é que nunca brincou “o teu pai é careca” quando era criança? As folhas do dente-de-leão têm um sabor amargo, mas as mais novas são excelentes para adicionares na tua salada.

Serralha: propaga-se fácilmente, sendo muitas vezes chamada de erva daninha, por isso mesmo. É rica em vitaminas A, D e E, em ferro, cálcio e fósforo. Contém características anti-inflamatórias, anti-cancerígenas, antioxidantes, desintoxicantes e diuréticas.

Amaranto: excelente para se usar as sementes para saladas e sumos.

Erva Formigueira: esta erva é muito usada como insecticida caseiro. Para alem disso tem propriedades antibióticas, antifúngicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes.,

Beldroega: esta planta só cresce em solos ricos em matérias orgânicas. Contem propriedades diuréticas e ajuda a curar infeções na bexiga, fígado e rins. As  suas folhas , cruas, são um excelente acompanhamento em saladas, omeletes, sandes e outras receitas.

Cientista, se quiseres aprender mais sobre as plantas, adquire a o nosso brinquedo A Minha Primeira Quinta. Vais poder ficar a conhecer como funciona uma quinta, como plantar diversas plantas e vegetais e muitas mais coisas divertidas.


Descobre todos os brinquedos da linha ECO que temos para ti! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *