Por que somos picados por melgas?

Bzzz… Bzzz… Bzzz…

Também sentes que és o único da tua família ou do teu grupo de amigos que é fortemente atacado pelas melgas? Bem… Nós explicamos-te por quê!

O que é uma melga?

Antes de mais, é muito importante que saibas isto… Uma melga é um mosquito, mas nem todos os mosquitos são melgas!

A melga é uma palavra portuguesa para designar a fêmea do mosquito. Na verdade, nós somos picados pelas fêmeas e não pelos machos.

Este insecto voador tem duas asas e uma tromba habilitada para picar a pele e sugar o sangue provocando, quando pica, uma “baba” bem vermelha que nos dá uma comichão insuportável e, quando voa, faz aquele “bzzz” chato que nos impede de dormir!

 

Mas por que nos picam?

A melga suga o sangue humano para se alimentar, pois o sangue é necessário para a maturação dos seus ovos.

As melgas são atraídas pelo dióxido de carbono que emitimos, pelo calor do nosso corpo e pelos químicos que o nosso suor contém, como por exemplo, o ácido láctico. Todos nós produzimos estes químicos que as melgas tanto adoram… Até os nossos companheiros animais de sangue quente!

Ele não foi picado… Mas eu fui!

Já te aconteceu seres o único a ser picado e te questionares por que motivo os outros não são?

Como sabes, a Ciência explica tudo! Os cientistas descobriram que as pessoas resistentes à picada das melgas produzem alguns componentes que as afastam completamente!

Por outro lado… Também produzem menos. Recordas-te do ácido láctico? Pois bem… Existem algumas pessoas que não produzem a quantidade desejada para as melgas se saciarem!

As melgas também têm preferência por certos odores sintéticos… O uso de perfume pode contribuir para que sejas picado!

Também se descobriu que o grupo sanguíneo tipo O tem duas vezes mais probabilidades de servir de refeição para as melgas! Já estás a verificar qual o teu grupo sanguíneo, cientista?

O que faz com que a picada vire uma bolha?

Quando somos picados, as melgas transmitem-nos a sua saliva, que contém um químico para evitar a coagulação do sangue. O nosso organismo reage imediatamente, mobilizando as suas defesas e libertando uma substância chamada histamina. É esta resposta que provoca muita vermelhidão e comichão! O que significa que, quanto mais coças, pior! Pois o nosso organismo irá assumir que precisa de “enviar” mais histamina para combater a saliva da melga e, isso irá provocar ainda mais comichão!

Dicas para fugir das picadas:

  • Usa desodorizantes sem cheiro, loções e sabonetes.
  • Aplica repelentes feitos com dietiltoluamida.
  • Opta por roupa mais clara! A roupa escura atrai as melgas porque se distingue melhor da paisagem.
  • Não te mexas muito… Movimento assinala a tua presença!
  • Se estiveres parado e cheio de calor, usa uma ventoinha! As melgas têm dificuldade em voar até na mais leve brisa!
  • Fica quieto! Não coces, cientista!

A Science4you já te deu todas as dicas para fugires das picadas das melgas!  Já não precisas de andar com um mata-moscas na mão e já tens mais tempo para brincares com os teus brinquedos preferidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *