Porque temos pesadelos?

Cientista, todos nós temos pesadelos,  mas sabes o porquê de os termos? Hoje vamos descobrir! Estás curioso? Vamos a isto!

 

Porque temos pesadelos?

De certeza que já tiveste sonhos assustadores, com monstros e seres esquisitos ou então sensação de queda e angustia. Não é verdade? A estes sonhos damos o nome de pesadelo, estes não são mais do que sonhos maus que nos despertam sensações de medo, angustia, tristeza ou raiva. Cientista, sabias que pelos menos metade da população mundial tem este tipo de sonhos de forma esporádica? E sabias que entre 2% a 8% dos adultos têm pesadelos mais frequentes?

Assim como os sonhos, os pesadelos ocorrem durante a fase mais profunda do sono, este estágio pode durar, em média, até meia hora e pode se repetir até seis vezes por noite. É isso mesmo que estas a pensar… Isto quer dizer que pudemos ter até 6 numa só noite… Ups!

 

Porque é que não nos lembramos dos sonhos?

De certeza que já tentaste lembrar-te de um sonho que tiveste e sentiste imensa dificuldade nessa tarefa, não foi? Isso acontece porque a única forma de nos conseguimos recordar dos sonhos é se, durante o ciclo, despertamos logo após acontecerem. Uma vez que os pesadelos trazem uma carga emocional muito grande é muito comum acordamos assim que ele termina. O que consequentemente, faz com que seja mais fácil nos recordamos deles!

 

Afinal porque temos pesadelos? 

Ainda não existe um explicação para a causa dos pesadelos, contudo há possibilidades. A primeira possibilidade é que tal como nos sonhos, estes podem reflectir situações com as quais não conseguimos lidar muito bem no nosso dia a dia. A outra possibilidade tem a ver com o facto da pessoa ter sofrido um trauma em algum momento da sua vida, e tende a ter sonhos relacionados com o sucedido. Outras explicações podem ser: medicamentos, perturbações de sono, stress e ansiedade.

 

A partir de que idade temos pesadelos?

Não há uma idade definida para o aparecimento dos pesadelos, pois estes vão nos acompanhar durante toda a nossa vida. Contudo, é normal começarem a surgir por volta dos 4 ou 5 anos de idade, e  costumam ser mais intensos durante a fase infantil, devido ao constante desenvolvimento cerebral e por este ainda se encontrar em formação. Já na fase adulta, os pesadelos tendem a ser menos frequentes, contudo aumentam de intensidade consoante o estado emocional da pessoa.

Curiosidade – Sabes quais são os 5 pesadelos mais comuns?

  • Sonhar que estamos perdidos ou encurralados
  • Sonhar que estamos a cair
  • Sonhar que estamos nus ou vestidos de forma inadequada em público
  • Sonhar com desastres naturais ou não
  • Sonhar com o roubo da nossa casa

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *