Porque é que as pipocas de microondas devem ser colocadas com um lado para cima?

Sabes quando o aroma incrível a pipocas acabadas de fazer invade a casa? Aquelas pipocas estaladiças são irresistíveis!! Mas  alguma vez te questionaste porquê que tens de pôr o pacote virado para cima no microondas cientista? Queres descobrir a resposta? Continua a ler!!

 

Microondas…


Antes de mais, é importante entenderes como funciona um microondas cientista. Como é que um simples saco de milho se consegue tornar em deliciosas e crocantes pipocas após uns minutos a rodopiar dentro deste eletrodoméstico? É simples cientista! Este pequeno eletrodoméstico quando ligado à corrente, liberta microondas que agitam as moléculas da água presentes nos alimentos. É então esta agitação que, ao ocorrer, provoca a libertação de energia na forma de calor!

 

 

Saco de pipocas…

Mas então, o que tem isso a ver com o saco das pipocas? Bem cientista, na verdade, não importa qual é o lado que está virado para cima, mas sim o fundo do saco!

Se observares com atenção, vês que no fundo do saco de pipocas há uma “barra” de metal em poliéster (algo muito idêntico a plástico) que é a chave para todo o processo! Este pequeno pedaço de metal, atrai as microondas para este local fazendo com que haja mais calor concentrado no fundo do saco. Assim sendo, como o calor fica concentrado nesta zona do saco, ajuda à propagação do calor para que comecem a estalar pipocas!

 

 

“Este lado para cima”…

A explicação é simples cientista! Como este pequeno pedaço de poliéster é mais pesado que o resto do saco, os fabricantes de pipocas de microondas aconselham a que esta barra fique virada para baixo quando vai ao microondas. No entanto, se acidentalmente te esqueceres de cumprir este procedimento não há problema! A única coisa que pode acontecer é teres de esperar mais tempo até que o teu snack preferido fique pronto. Para além disso, também aumenta a probabilidade de alguns grãos de milho não se tornarem pipocas. De resto, nada temas cientista! Se te esqueceres de cumprir este passo não há nenhum problema para a tua saúde e o sabor deste alimento viciante não fica alterado!

 

Curiosidades…

  • A barra de poliéster presente no fundo do saco, pode chegar aos 250ºC!
  • Os pequenos “furinhos” na porta do microondas, impedem que as microondas que aquecem os alimentos, passem para fora do eletrodoméstico.
  • Os grãos de milho transformam-se em pipocas porque a água que se encontra no seu interior evapora.
  • As pipocas de microondas invadiram os mercados na década de 1940.
  • Os americanos são os maiores consumidores de pipocas do mundo, chegando a consumir cerca de 17 bilhões de litros por ano!
  • Um grão de milho pode saltar até 91cm ao transformar-se em pipoca!
  • No estado do Illinois nos Estados Unidos, todos os anos celebra-se o Dia da Pipoca.

 

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *