Como é que o Corpo Humano produz e faz crescer o cabelo?

Antigamente o cabelo era estudado somente para a estética, mas nos dias de hoje os cientistas consideram os fios de cabelo um verdadeiro espelho do Corpo Humano.
Cientista, sabes como é que o cabelo cresce e é produzido? Hoje vamos falar-te de cabelos!


O cabelo é composto pelo estame e pela raiz e têm a seguinte formação:

– O estame encontra-se na superfície do couro cabeludo e é constituído por três partes: medula, córtex e cutícula.
– A raiz está implantada a 5 mm dentro do couro cabeludo, dentro do folículo piloso, a unidade de produção do cabelo.

Diariamente, os nossos folículos pilosos produzem milhões de queratinócitos novos, os quais produzem a queratina, uma proteína fibrosa que compõe o cabelo e o torna sólido. O folículo contém, na sua extremidade inferior, um bulbo com a papila dérmica na sua base, onde correm pequenos vasos sanguíneos responsáveis por transportar os nutrientes e oxigénio necessários ao crescimento do cabelo. Por cima do bulbo, encontra-se a glândula sebácea, origem da produção de sebo, a qual garante a lubrificação constante do cabelo.  

Qual é a função do cabelo e como é que este se renova?

O nosso cabelo tem diversas funções, entre elas a função de nos proteger do frio e das radiações solares.
O processo de renovação celular do couro cabeludo dura cerca de duas semanas, e neste processo as suas células mortas são eliminadas sob a forma de escamas minúsculas e invisíveis. Quando ocorre uma inflamação, o tempo do processo diminui e as células mortas acumulam-se, tornando-se visíveis, formando a famosa caspa.

Curiosidades sobre o cabelo:

  • Todos os folículos do cabelo formam-se ainda antes do bebé nascer, aos 5 meses de gravidez;
  • O cabelo cresce ligeiramente mais rápido no Verão, porque o calor estimula a circulação e encoraja o crescimento do cabelo;
  • A cor de cabelo mais comum é o preto. O ruivo é a cor mais rara, existindo apenas 1% da população mundial com esta cor, seguido de 2% de cabelo louro;
  • Um fio de cabelo tem uma esperança média de vida de 5 anos;
  • O número médio de fios de cabelo que cada pessoa tem pode ir de 100.000 a 150.000 e é normal que se perca 40 a 150 fios de cabelo por dia;
  • Quando o cabelo está molhado tem bastante elasticidade, podendo esticar-se até 30% sem danificar;
  • Jonathon Rees estuda a constituição do cabelo há mais de 20 anos. A sua principal especialidade é o cabelo ruivo, sendo ele o responsável pela descoberta do gene que dá a pigmentação vermelha ao cabelo, a MC1R.

 

Esperamos que tenhas aprendido como o cabelo é produzido e cresce, pequeno cientista! Fica atento ao nosso blog para aprenderes mais factos científicos  interessantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *