Dia Mundial do Mágico – será magia ou ciência?

Dia Mundial do Mágico

Será magia ou ciência?  

No dia 31 de Janeiro comemora-se o Dia Mundial do Mágico! Com as palavras mágicas sempre prontas, do abracadabra, ao hocus pocus e aos pós de perlilpimpim, por todo mundo os mágicos impressionam com os seus truques de magia. Mas será magia ou ciência?

A magia é uma arte teatral, já muito antiga, que tem o poder de encantar todas as pessoas, dos mais pequenos aos maiores, dos mais desconfiados aos verdadeiros fãs destes truques! Entre os mágicos mais famosos do mundo temos o Harry Houldini, o David Copperfield, ou nosso Luís de Matos ! Mas o  primeiro mágico que se conhece chamava-se Dedi, e era mágico da corte do faraó Quéops, por volta dos anos 2000 a.C..

E sabes qual o truque mais antigo? O conhecido truque das bolas e dos copos. Mas se estavas a pensar no famoso do truque do coelho, não estavas muito longe Cientista! O primeiro mágico a tirar um coelho branco da cartola foi um mágico inglês do séc XVII, chamado Isaac Fawkes. 

 

Quando a ciência está por detrás da magia …Professor Magia com Ciência

A ciência pode estar mesmo por detrás de alguns dos mais incríveis truques de magia! Desde baralhos de cartas, moedas, lenços, dados, objetos escondidos, ilusões de ótica, a magia e os truques de magia podem ser feitos de imensas formas diferentes, e os mágicos têm de conseguir ter muita habilidade, rapidez e criatividade quandos os fazem.

No final todos ficamos sempre muito curiosos para saber como o mágico realizou determinado truque… mas isso é segredo! No entanto, a matemática, ou a física podem ajudar a explicar alguns destes truques. Se os espectadores estiverem atentos a cada movimento do mágico, podem tentar descobrir como a magia é feita, mas um bom mágico faz a assistência esquecer que existe uma explicação lógica. 

As ilusões de ótica, por exemplo, são uma forma de ilusionismo muito usada. O que a ilusão faz é confundir os nossos sentidos, e provocar uma distorção da nossa percepção da realidade. Neste caso, “enganam” a nossa visão e fazem com vejamos coisas que não estão presente ou de forma errada. A luz que entra pelos nossos olhos leva a informação ao cérebro e o nosso cérebro usa a memória para entender a imagem, mas quando estamos a ver um espetáculo de magia o conteúdo do que estamos a ver é feito de forma a que o nosso cérebro faça interpretações erradas: baralhando as cores, formas, ou veja apenas certos pontos. O nosso cérebro tenta corrigir os problemas que interpreta, fazendo com que efeitos estranhos surjam. Mas se nos concentrarmos muito podemos conseguir evitar!

Animais ilusão - magia

Cientista, se pensarmos bem certos animais não usam cartola e varinha mágica mas também podem ser considerados verdadeiros mestres da ilusão! Eles usam a camuflagem para se esconderem dos seus predadores.

O bicho-pau fica com a aparência de um simples pau de madeira para escapar aos predadores.  O camaleão, tem uma células especiais chamadas cromatóforos que permitem mudar a sua cor conforme o habitat onde está.  E por exemplo, os felinos podem ter a cor do seu pelo igual à savana e a Coruja das Neves é tão branca que se confunde com a neve!

 

Cientista, e se te tornasses num mágico e fizesses verdadeiros truques científicos?

Truque Científico 1 – Ilusão ótica

Mostra a imagem abaixo aos teus espectadores, e pergunta: A bola laranja é do mesmo tamanho? 

 

Ilusão de ótica - magia

 

 

 

 

 

 

 

 

O que aconteceu?

Esta é a chamada ilusão de Ebbinghaus. O nosso cérebro conforme os objetos que estão adjacentes ao que queremos comparar, muda a nossa percepção. Na verdade, as bolas laranja são do mesmo tamanho. No entanto, como num lado estão rodeadas de bolas maiores e no outro rodeadas de bolas mais pequenas, o nosso cérebro fica confuso e acha que as bolas laranja são de tamanho diferentes.

Truque Científico 2 – Como rebentar um balão sem lhe tocar

Só vais precisar de uma laranja e de um balão!

Magia com ciência

1. Descasca uma laranja e guarda a sua casca.

2. Enche um balão, não em demasiado, e dá-lhe um nó.

Agora pergunta aos espetadores: Acham que consigo rebentar este balão sem nunca lhe tocar?

3. Aproxima a casca da laranja do balão e espreme-a junto deste, tal como ilustrado, umas duas ou três vezes. Afasta-te e observa o que acontece!

Magia com Ciência

O que aconteceu?

Ao “regares” o balão com a casca da laranja, este acaba por rebentar, devido ao limoneno, uma substância química presente na casca dos citrinos, como é o caso da laranja.O plástico, pelo
qual é feito o balão, enfraquece até ao ponto em que o balão rebenta. Ou seja, o limoneno “dissolve” o plástico do balão e este acaba por rebentar.

Podes descobrir ainda mais truques com muita ciência, com o brinquedo educativo da Science4you – Magia com Ciência. Diverte-te a Aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *