Porque ficamos com as mãos enrugadas com a água?

Cientista, de certeza que já fizeste inúmeras experiências com água e já reparaste que ao fim de uns minutos as tuas mãos ficam enrugadas e até chegam a ficar com uma cor diferente! E sabes o porquê de isso acontecer? É o que vamos descobrir hoje! 

 

 Antigamente os Cientistas pensavam que…

Se podia tratar de um processo de osmose, com a água a passar pela camada mais seca da pele. Porém, os investigadores achavam que o influxo se espalhava pela epiderme (camada superficial da pele), sem entrar no tecido da mesma, criando assim este efeito enrugado.

Contudo, em 1935, os médicos repararam que, isto não acontecia aos doentes com danos nos nervos, por isso, concluíram que os dedos ficavam enrugados devido a uma resposta do sistema nervoso à elevada quantidade de humidade a que estavam expostos.

 

Os dedos enrugados são uma questão evolutiva da nossa espécie?

Cientista, sabias que quando tens os dedos enrugados consegues pegar nos objectos molhados com mais facilidade? Pois é, estudos testaram e confirmaram esta questão.

Para diversos investigadores, o enrugar dos dedos pode estar relacionado com a necessidade que os nossos antepassados tinham de se adaptar a certas tarefas quando o tempo estava mais húmido ou os objectos que usavam estavam molhados.

 

Porque é que só as mãos e os pés ficam enrugados? 

Isto acontece porque estes membros são as extremidades do nosso corpo e por esse motivo são os locais mais expostos a uma maior concentração de humidade, devido ao contacto directo com a água.

 

Curiosidades:

  • Cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. 
  • O sangue contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%. 
  • O corpo humano do homem adulto possui cerca de 65%.
  • O corpo humano das mulheres adultas possuem cerca de 60%, menos 5% do que dos homens. 
  • O corpo de um recém-nascido é composto por mais água (75%) do que o de uma pessoa idosa (50%). 
  • A maior parte da água do corpo é no fluido intracelular (2/3 de água do corpo).

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *